[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Melhorar o rendimento estudantil, diminuir o índice de evasão e repetência escolar, além de implementar uma política de valorização do patrimônio público e das relações interpessoais. Estes são os principais objetivos do projeto “Meu mundo escoLAR, meu futuro, minha vida”, lançado oficialmente na noite de ontem na Escola Municipal de Ensino Fundamental Laonte Gama, localizada no bairro Santa Maria, como forma de comemorar o Dia do Estudante. A idéia do projeto surgiu no final do mês de julho, mais precisamente nos dias 28, 29 e 30 do mês passado, quando toda a comunidade escolar se reuniu para tentar descobrir os motivos da baixa no rendimento escolar.

“Sentimos que alguma coisa não andava muito bem e então paramos, literalmente, para descobrir as causas. Sentamos todos e começamos a ouvir todos os segmentos. Cremos que o objetivo central do projeto será descobrir os obstáculos, as distorções para corrigi-las. Já sabemos que os alunos estão precisando de mais incentivo na área de leitura e interpretação, pontos fundamentais para o bom desenvolvimento de outras disciplinas, como por exemplo, matemática. Sem saber interpretar sinais tudo fica mais difícil”, comentou José Gicelmo Melo Albuquerque, coordenador geral do Laonte Gama.

“Meu mundo escoLAR, meu futuro minha vida” é um projeto que será em alguns momentos, aberto à comunidade, conforme explicou o coordenador. Será ainda a linha condutora de outros projetos menores, ou seja, por conta deste, subprojetos serão desenvolvidos e algumas temáticas já foram definidas, como violência em seus diversos tipos, gravidez na adolescência, drogas, auto-estima e prevenção às doenças sexualmente transmissíveis. Essas atividades serão realizadas de uma forma que o estudante esteja ocupado, principalmente, no turno oposto ao que esteja em sala de aula.

“Sabemos o quanto as atividades complementares ajudam no bom desempenho escolar dos garotos. Temos como prova o fato de que aqueles que estão inseridos, por exemplo, na nossa banda de música, no projeto Recriando Caminhos e no projeto Segundo Tempo, são consequentemente, os melhores alunos das turmas”, falou o coordenador geral.

Outras comemorações

Além do Laonte Gama, outras unidades de ensino da rede municipal também comemoraram a data, a exemplo da Emef. Freitas Brandão, localizada no bairro Suissa, que realizou durante todo o dia de ontem atividades recreativas com os estudantes. Foram realizadas diversas competições, a exemplo de torneios de queimado, corrida de saco e cantorias no videokê. No final de cada competição os melhores alunos foram premiados com kits compostos por cadernos, canetas e pirulitos.

”Esse tipo de evento é comum na unidade, pois essa é mais uma oportunidade de se sentirem importantes na instituição. Todo ano acontece algum tipo de atividade como esta. No ano passado fizemos uma excursão, pois sempre procuramos integrar aluno, comunidade e escola”, comentou Enaura Souza do Nascimento, coordenadora geral do Freitas Brandão.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.