[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]“Hoje tem goiabada? Tem sim, senhor! Hoje tem brincadeira? Tem sim, senhor! Respeitável público: vai, vai, vai começar a brincadeira!”. A diversão democrática foi o lema do Dia de Todas as Crianças, uma grande e inesquecível festa realizada na última sexta-feira, 12, na Orla de Atalaia, em comemoração ao dia dos pequenos cidadãos.

O evento, que antes era realizado somente pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), no Parque Augusto Franco (Sementeira), este ano foi promovido em parceria com o Governo do Estado e reuniu milhares de famílias sergipanas da capital e do interior.

A satisfação estampada no sorriso das crianças e dos adultos que desfrutaram de um dia inteiro de lazer é resultado do benefício gerado pela união entre as duas esferas públicas.

´Tem, tem, tem, brincadeira e qualidade´

O Dia de Todas as Crianças foi inesquecível tanto por sua extensão, quanto pela diversidade de atrações. As atividades, algumas simultâneas, estavam espalhadas por quase toda a extensão da Orla de Atalaia, durante o dia inteiro. A Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju) e a Secretaria de Estado da Cultura coordenaram a organização e a estrutura do evento.

Pela manhã, nas quadras esportivas, aconteceram competições de futsal, voleibol, basquetebol e mini-handebol, entre escolas estaduais e municipais. Já à tarde, como o evento buscou a inclusão social, foram realizadas atividades esportivas e de lazer para portadores de necessidades especiais.

Mais adiante, no monumento próximo ao Mundo da Criança, a Biblioteca Pública Infantil Estadual e as Bibliotecas Municipais Clodomir Silva e Ivone de Menezes montaram um aconchegante espaço de leitura ao ar livre. Alguns pequenos ficaram entretidos com as atividades da oficina de argila, de leitura e de desenho livre, enquanto outros preferiram ficar à vontade nas almofadas coloridas, prestando bastante atenção no projeto `Hora do Conto´.

No estacionamento lateral, também foi instalada a Marinete do Saber, espaço móvel de leitura com apresentações de contadores de histórias. Felipe Santos, 12, morador do bairro Santa Maria, revelou que adora ler, mas que nunca visitou uma biblioteca. “Sempre tive vontade de conhecer uma biblioteca, mas meus pais nunca puderam me levar. Aqui, além de ler, estou aprendendo a fazer escultura em argila”, disse contente.

No Mundo da Criança, foram oferecidas várias brincadeiras. Além dos brinquedos permanentes, as crianças puderam usar gratuitamente os carrinhos elétricos, mini-bugres, motos elétricas e o carrossel. Teve até pula-pula inflável e touro mecânico sendo disputado pelos pequenos.

Já no Kartódromo, teve competição de ciclismo, além de demonstração de kart e motocilcismo. No estacionamento do espaço, muita recreação educativa com a Escolinha de Transito da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e Exposição da Associação dos Amigos dos Animais.

Mas a festa também incluiu a realização de brincadeiras tradicionais na Rua de Lazer, espaço para o resgate de jogos populares como bambolê, pular corda, bola de gude, tamanco chinês ou uma animada partida de queimado. No Oceanário, que teve entrada gratuita no evento, as crianças ficavam encantadas com a variedade de peixes e tartarugas marinhas.

No estacionamento ao lado, os estandes montados para a realização de oficinas culturais garantiram mais diversão para a garotada. Os pais participaram com os filhos de palestras com o pessoal do `Samuzinho´ e das oficinas de brinquedos com material reciclado, confecção de pipas, fantoches, biscuit, pintura, escultura em arame, Origami, reciclagem, entre outras.

A lona colorida do circo foi o palco de várias apresentações artísticas dos alunos inseridos nos projetos da Secretaria de Estado da Inclusão Social e da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc). Grupos como `As Cangaceiras´, do bairro Industrial e o São Gonçalo, do Santos Dumond, assistidos pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), da Semasc, receberam aplausos calorosos da platéia. O público presente no local também interagiu com a apresentação do Grupo de Capoeira da Escola de Artes Valdice Teles e durante a Oficina de Hip Hop do Projeto Cidadão.

As irmãs Joana e Juliana Aguiar, 12 e 14 respectivamente, são moradoras do bairro Industrial e contaram que não sabiam da existência do grupo de dança na comunidade. “Adorei a apresentação das meninas. Não sabia que elas ensaiavam lá no bairro. Espero que no próximo ano eu possa dançar aqui na praia também”, diz Juliana.

Sob outra tenda montada no estacionamento dos lagos da Orla, os alunos das redes estadual e municipal de ensino aproveitaram o espaço para mostrar seu potencial artístico no Show de Talentos. Eles apresentavam orgulhosos para os amigos e familiares o estilo das indumentárias e o esmero das coreografias ensaiadas.

Seguindo pelo roteiro da diversão, a próxima parada é na Galeria de Artes da Praça de Eventos da Orla. O espaço foi cenário de algumas apresentações teatrais e também abrigou a exposição fotográfica `Doçuras de Moleque´, de José Aquino, e diversas exibições de filmes infantis na sala de projeção.

Os pequenos ficaram encantados com tanta opção para brincar durante o feriado. E como se não bastasse, um parque de diversões, com roda gigante, auto-pista e barco viking esteve à disposição de toda a garotada. Haja fôlego para suportar o calor de mais de 30 graus na praia. Pensando na hidratação das crianças, a organização da festa forneceu água e picolé gratuitamente.

O palco principal, instalado na Praça de Eventos da Orla, reuniu grandes atrações a partir das 10h da manhã. Entre elas, as apresentações de palhaços, artistas mirins, seguindo com a participação de Lucas Aribé, do Grupo Canarinhos de Aracaju e os Lateiros Curupira. No final da tarde, para encerrar a festa, subiu ao palco a Trupe do Topetão (RJ), que deu um toque mágico ao evento com seus inusitados malabaristas, pernas-de-pau, trapezistas e o irreverente palhaço Topetão.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.