Dia de Luta Antimanicomial será comemorado com atividades de lazer
A Coordenadoria de Atenção Psicossocial da Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai promover nesta sexta-feira, 18, em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, um dia de lazer com o tema ‘Na vida e na arte, a loucura faz parte’. O evento vai acontecer das 8h às 17h no Centro de Criatividade, em Aracaju, para os usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAP’s), seus familiares e profissionais da área.
"O objetivo deste encontro é chamar a atenção da sociedade para a reflexão sobre o dia, para a necessidade de cuidar sem aprisionar", explicou Ana Raquel Santiago, coordenadora da Atenção Psicossocial de SES. Cerca de 500 pessoas vão participar do dia de lazer, dentre as quais representantes dos CAP’s de Aracaju, Aquidabã, Canindé do São Francisco, Itabaiana, Tobias Barreto, Poço Verde, Nossa Senhora da Glória, São Cristóvão, Salgado, Maruim, Itaporanga, Simão Dias e Propriá.
Segundo Ana Raquel, a Luta Antimanicomial está completando 20 anos. Desde o primeiro evento, realizado com os trabalhadores de saúde mental da cidade de Bauru (SP), o movimento social defende tratamento digno às pessoas com transtornos mentais, sem isolamento, na companhia de seus familiares e em sociedade, e com a utilização dos métodos menos invasivos possíveis. O movimento também luta contra internações em manicômios e hospícios durante tempo prolongado, o que acaba gerando exclusão e segregação social.
Programação
Durante a manhã, haverá oficinas de pintura, papel machê e circense, com a Companhia Caravana Pela Paz. Estudantes do curso de Educação Física farão atividades recreativas, esportivas e lúdicas com os participantes. Pela tarde, serão realizadas apresentações dos artistas dos CAP’s de seis municípios e também premiação de 23 medalhas para os usuários. O dia de lazer será encerrado com o show de um grupo de forró.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Dia de Luta Antimanicomial será comemorado com atividades de lazer – Foto: Márcio Garcez/Saúde