[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Hoje foi um dia especial para os 47 participantes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), executado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) no Centro de Referência da Assistência Social D. Luciano José Cabral Duarte, no conjunto João Paulo II, bairro Industrial. É que a estagiária de Serviço Social da Unit, Patrícia Miranda, que trabalha no Centro, apresentou seu projeto de conclusão de curso: Peti, uma história de sucesso.

Durante o período da manhã, as mães das crianças do Peti participaram de dinâmica de grupo e de palestras que trataram da motivação do poder pessoal e da importância do Serviço Social e a família no Peti. Já à tarde, crianças e adolescentes do programa deram um verdadeiro show de capoeira, orientados pela professora de Capoeira Larissa Santana, que também passou algumas informações para a comunidade.

“Apresentamos, apenas, um pouquinho das aulas teóricas e práticas da oficina de capoeira. O samba de roda, que sempre utilizamos para o final de cada apresentação é uma descontração dentro da roda de capoeira”, diz a professora de Capoeira. “É uma forma de descontrair os alunos e mais um divertimento dentro da roda de capoeira”, explica Larissa Santana.

Kariana Santos Cruz, 12, participa do Peti há três anos e na capoeira ela encontrou a vontade de se relacionar melhor com os amigos. “Com a capoeira, além de aprender muito sobre a nossa cultura popular eu também passei a conviver melhor com os meus colegas”, diz Kariana Cruz.

Segundo a estagiária de Serviço Social do Centro de Referência, Patrícia Miranda, o objetivo principal de seu projeto é integrar as famílias ao programa. “O objetivo de qualquer projeto de intervenção é intervir numa coisa que não estava indo bem e eu no Peti senti as mães meio soltas”, explica Patrícia Miranda. “Hoje as mães puderam perceber que seus filhos não vêm ao programa para brincar e sim para participarem de ações sócio-educativas”, ressalta.

No prosseguimento das atividades as 40 mães presentes participaram da palestra sobre higiene bucal proferida pelo acadêmico de Odontologia da Unit, Esdras Guimarães Freire. “Em uma conversa com as mães mostramos técnicas de como escovar os dentes, como escolher a melhor escova, a quantidade de creme dental a ser utilizado e o uso do fio dental”, diz Esdras Guimarães, que cursa o 9º período de Odontologia.

Saudades
Para Alexsandra da Silva, 31, que tem um filho no Peti e hoje participou dessa apresentação, esse dia de jornada ampliada deixará saudades. “Participei o dia todo e achei ótimo por que aqui descobri o que se passa na jornada, o que significa o programa e o que meus filhos estão produzindo”, diz. “Era bom que esses dias acontecessem mais vezes, pois desse eu já estou com saudade”, exalta Alexsandra da Silva.

Para a coordenadora da Rede Cidade Criança, Maria José de Souza, que participou da apresentação do projeto é sempre bom estar prestigiando os resultados positivos da Semasc. “É muito bom mostrar para comunidade que os programas da Prefeitura de Aracaju não se limitam de forma alguma a momentos de brincadeira e lazer, mas que tem um acompanhamento pedagógico”, diz Maria José.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.