[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Texto: Embrapa 

Nesta terça-feira, 27, produtores rurais terão a oportunidade de ver a demonstração de 35 materiais de mandioca, entre híbridos e variedades, aos 16 meses de plantio. Formas de cultivo, colheita, produtividade são algumas das informações que serão repassadas aos produtores com o intuito de mostrar materiais mais resistentes e produtivos. O dia de campo tem início às 9h no campo experimental da Embrapa Tabuleiros Costeiros, em Umbaúba, região Centro-Sul de Sergipe.

Entre os materiais estão as variedades Jarina e Poti Branca, lançadas em junho para a região centro-sul de Sergipe e norte da Bahia, e a Kiriris, que é tolerante à podridão de raiz, uma das piores doenças que ataca a cultura da mandioca. O evento é uma promoção da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju – SE), Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas – BA), Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – e do Departamento de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Deagro).

Os participantes também conhecerão a câmara de propagação rápida para produção de mudas de mandioca. Ao longo deste ano, foram realizados dias de campo em diversos municípios sergipanos com o apoio de prefeituras municipais, agentes financeiros e outros parceiros. De acordo com o pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros Hélio Wilson de Carvalho esta parceria é fundamental para incrementar a cultura da mandioca no Estado de Sergipe.

No estado são cultivados 32 mil hectares com mandioca, sendo a ‘caravela’ predominante. Esta variedade é altamente suscetível à podridão da raiz e, conseqüentemente, diminui o rendimento da cultura. Em Sergipe, estão sendo testadas diversos híbridos e variedades provenientes do Programa de Melhoramento da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical em estreita articulação com a Embrapa Tabuleiros Costeiros.

Frutíferas

Além dos trabalhos da mandioca serão mostrados plantios de laranja e pinhão manso em sistema de consórcio com as culturas de maracujá, mamão, maracujá, abacaxi, batata, milho e feijão.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.