Dia da Mobilização Social na Atalaia atrai estudantes e moradores do bairro
O dia da mobilização social com a população local prosseguirá até às 17 horas e a ampla programação inclui diversos serviços, como exames de glicemia e verificação da pressão arterial, bem como atividades lúdicas e esportivas. De acordo com Marta Rocha, coordenadora de qualificação da Fundat, o objetivo do projeto é convidar as pessoas que residem na comunidade para participar das atividades, pois além do desenvolvimento da obra física, a PMA beneficia os moradores com este projeto social vinculado a obra.
“Estamos contando com a participação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), fazendo os exames, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), que está desenvolvendo as atividades esportivas e irá apresentar pela tarde o projeto A Hora do Conto, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que trouxe alunos da rede municipal de ensino, da Superintendência Municipal de Transportes e Transito (SMTT), que está controlando o trânsito e proferindo palestras sobre a Educação para o Trânsito, em comemoração a Semana Nacional de Trânsito e dos agentes ambientais da Seplan”, diz Marta Rocha. A Guarda Municipal também está concedendo suporte ao evento.
À tarde, o evento contará com apresentações de violino e gaita, fantoches, palestras sobre educação ambiental e oficina de pintura em tela com os alunos que fazem parte dos cursos oferecidos pela Fundat. Pela manhã a oficina foi com os alunos e o professor do curso de pintura em azulejos.
Participação
Alunos das escolas municipais irão participar durante todo o dia das atividades, sendo que 40 participaram pela manhã e 40 à tarde. Mas, além dos jovens, a comunidade da Atalaia compareceu ao evento. Para Lourival Ferreira de Melo, de 73 anos e morador do bairro há 32, os exames oferecidos são muito importantes. “Eu estou adorando. Este é um dia de divertimento para todos. Fiz os exames, não enfrentei fila e está tudo bem comigo, graças a Deus. Ouvi um anúncio feito por um carro de som e vim logo. Acho que eventos como estes devem ser feitos sempre, pois fazem muito bem a nós”, enfatiza Lourival.
Para os estudantes Diego Nabuco, 19 e Jaqueline Silva Oliveira, 14, as atividades e palestras incentivam ainda mais o conhecimento de todos. “Ficamos sabendo desta movimentação através da escola que estudamos, a Juscelino Kubitschek. Esse projeto além de incentivar o nosso aprendizado, incentiva o cuidado com a saúde também, pois fiz os exames e não paguei nada”, ressalta Diego. “Estou gostando muito. É um aprendizado mesmo. Está muito divertido”, afirma Jaqueline.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Dia da Mobilização Social na Atalaia atrai estudantes e moradores do bairro – Fotos: Wellington Barreto