[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O Dia Nacional de Combate à Dengue, Dia “D”, realizado no último sábado, 19, foi marcado em Aracaju por atividades de mobilização nos bairros. Combatendo criadouros, tirando dúvidas e orientando à comunidade do seu papel importante nesta luta, os agentes da dengue percorreram pontos importantes da cidade formando um mutirão com a população no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

Para este ano, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) escolheu estrategicamente os locais levando em conta uma avaliação feita pela coordenação do Programa Municipal de Controle da Dengue em cima do número de casos notificados durante o ano de 2005 e pelo índice de infestação do mosquito.

“As áreas escolhidas são áreas frequentemente visitadas. Os quarteirões de hoje, por exemplo, nós escolhemos pelos números de infestação do mosquito”, explica o supervisor José Roberto se referindo ao bairro Atalaia.

Além da Atalaia, os bairros Coroa do Meio, Suíssa e Cidade Nova foram bairros selecionados e também receberam o mutirão de combate à dengue. Cerca de 110 profissionais, entre agentes e supervisores, participaram da mobilização deste ano.

Para realização das atividades a SMS contou mais uma vez com uma grande parceria da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Ensurb). A empresa realizou o trabalho de limpeza de terrenos baldios, áreas de foco onde se concentram latas, garrafas e ambientes propícios à proliferação do mosquito.

“O resultado final da mobilização foi satisfatório, nós conseguimos atingir o nosso objetivo, a cobertura da mídia foi bastante importante, além da mobilização dos agentes e da própria população. Nós havíamos feito uma média estimada de visitar 1.500 residências, número que certamente ultrapassamos”, explica a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue, Sidney Sá, lembrando que no bairro Cidade Nova as ações foram expandidas.

Prevenção
Para conscientizar a população da importância do seu papel nesta luta, a SMS desenvolveu durante toda semana que antecedeu o Dia “D” atividades educativas e preventivas em escolas da rede pública e privada e Unidades de Saúde da Família (USF), como palestras, peças teatrais, além de panfletagens em feiras livres.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.