Dia “D” da dengue pretende mobilizar a população aracajuana para combater a doença
A proposta é mobilizar a população aracajuana a inteirar-se e participar efetivamente nas ações básicas de combate e controle da dengue, de forma a incentivar às comunidades a eliminar os criadouros potenciais, intra e extra domiciliares, do mosquito Aedes aegypti.
“O combate por si só não adianta, é importante mobilizar a sociedade civil. Não adianta combater sem a informação. O melhor combate ainda é a prevenção e sem a participação da população novos focos continuarão a surgir”, explica a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue, Sidnei Sá.
Para conscientizar a população da importância do seu papel nesta luta, a SMS desenvolveu durante toda semana que antecede o Dia “D”, atividades educativas e preventivas em escolas da rede pública e privada e Unidades de Saúde da Família (USF), além de panfletagem nas feiras livres do município.
Para o Dia “D”, as ações estarão voltadas para o combate de criadouros do mosquito transmissor da dengue. Neste ano foram escolhidos os bairros Atalaia, Coroa do Meio, Cidade Nova e Suíça. Na escolha dos locais, conforme explica a coordenadora, levou-se em conta uma avaliação feita em cima do número de casos notificados durante o ano de 2005 e pelo índice de infestação do mosquito. A resistência da população à visita dos agentes também foi considerada na escolha de alguns pontos desses bairros.
O trabalho iniciará às 7h30 e deve prosseguir até às 12 horas. Cerca de 110 profissionais da SMS, entre agentes e supervisores, estarão participando da mobilização deste ano.
Controle
O trabalho de controle e prevenção da Dengue em Aracaju tem conseguido resultados expressivos. Os números mostram que as ações desenvolvidas pela SMS têm contribuído para redução dos casos confirmados no município ao longo desses últimos quatro anos.
Em 2005, de janeiro a julho, a SMS registrou 133 casos da doença. Uma queda de 91,4% frente aos 1.555 confirmados em 2002. Conforme explica Sidnei Sá, desde 2002 a SMS controla os números de notificação e confirmação da doença em Aracaju. Segundo ela, embora Aracaju seja o município com maior concentração populacional do Estado, é o único que trabalha com números reais de notificação e confirmação da doença. “Desde 2002 que trabalhamos com números reais através das notificações e dos casos confirmados nas Unidades de Saúde da Família”, explica.
Além dos trabalhos desenvolvidos no combate à proliferação do mosquito, a SMS também oferece atendimentos especializados aos pacientes com dengue. Aqueles pacientes que são notificados nas unidades de saúde são conduzidos à sorologia, exame laboratorial que comprova a presença da doença. Quando confirmada, o paciente passa pelo exame de isolamento viral, mediante a coleta do sangue, comprova-se quais os tipos de vírus circulam hoje na cidade, combatendo, desta forma, as incidências de dengue hemorrágica e a redução da letalidade dos casos da doença. Em 2005 a SMS registrou apenas um caso de dengue hemorrágica. Nenhum óbito foi registrado neste ano.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Dia “D” da dengue pretende mobilizar a população aracajuana para combater a doença – Fotos: Ascom/SMS