Detran organiza mutirão para a realização de exames no final de semana
Na sexta-feira, o Detran disponibilizou 200 vagas para o exame de motocicleta. Serão quatro turmas com 50 candidatos cada. Para ser aprovado, é necessário que o aluno conduza a moto em um labirinto, sem colocar os pés no chão ou sair do percurso, para depois realizar manobras em formato de oito, etapa conhecida como ‘slalon’. Em seguida, o veículo deve percorrer uma prancha com oito metros de comprimento e 30 centímetros de largura. Por último, o condutor deve atravessar com a moto um obstáculo chamado de sonorizador.
No sábado, o órgão disponibilizou 130 vagas para o exame. Os candidatos que se submeterão às provas da categoria B deverão realizar, a princípio, o teste da baliza, que consiste na simulação de um estacionamento no modelo ‘garagem’, de frente e em marcha ré. Conseguindo estacionar o veículo em tempo hábil e sem tocar ou derrubar os cones, o candidato segue para o teste na via pública.
Segundo o Diretor de Operações do Detran, Aristóteles Fernandes, esse tipo de trabalho está sendo realizado constantemente pelo órgão. "Nós estamos agendando regularmente estes mutirões às sextas, no período da tarde, e aos sábados, pela manhã, pois agiliza o processo de retirada da carteira de habilitação dos clientes, que em alguns casos aguardavam até 30 dias para fazer a prova. O objetivo do Detran é que o cliente aguarde apenas sete dias para fazer a prova", explicou.
Provas no Interior
Sem alterar o calendário normal definido para o interior do Estado, o Detran também disponibilizará uma equipe de examinadores para realizar as avaliações teóricas e práticas na sexta-feira, em Lagarto, e no sábado, 18, no município de Nossa Senhora da Glória. As avaliações simultâneas na capital e no interior só estão sendo possíveis devido ao processo de ampliação do número de examinadores promovido pela atual gestão do Detran
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]