Detran e SMTT realizam fiscalização nos ônibus da capital
Em parceria com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju (SMTT), o Detran iniciou na quinta-feira, 8, uma fiscalização nos ônibus das empresas de transporte de passageiros de Aracaju. O objetivo é verificar as condições de conservação, segurança e higiene dos veículos, além da documentação do condutor e do próprio ônibus.
A fiscalização continua nesta sexta-feira, 9, e só terminará quando todos os veículos das cinco empresas de ônibus forem fiscalizados. Segundo informações do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp), existem na capital cerca de 560 veículos circulando.
Na operação de quinta-feira, que ocorreu no Distrito Industrial de Aracaju (DIA), na hora do repouso da frota, foram fiscalizados 14 ônibus. O Detran encaminhou para o local uma equipe de vistoriadores, que verificaram as condições dos pneus, extintores de incêndio, pára-brisas, sistema elétrico, licenciamento do veículo, entre outras questões de responsabilidade do órgão. Coube à SMTT conferir as condições internas de conservação dos veículos, como bancos, pisos, corrimão, além do ano de fabricação e a velocidade aferida nos tacógrafos.
Segundo o Diretor de operações do Detran, Aristóteles Fernandes, a fiscalização será permanente e em locais indeterminados. "Nós iremos em todos os terminais, em dias não divulgados, para realizar este trabalho. Nossa intenção é fiscalizar toda a frota de Aracaju, para garantir conforto e segurança para os usuários, sem comprometer o fluxo e muito menos a população", ressaltou.
Luiz Félix, coordenador de uma empresa de ônibus, acompanhou a operação e considerou a iniciativa positiva. "A empresa enxerga este trabalho com bons olhos, já que é para o bem dos usuários do transporte público", disse Félix.