[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]As pessoas que adquiriram um veículo novo ou usado e optaram pelo financiamento como forma de pagamento já podem fazer uma consulta através do site do Detran para saber se a instituição cadastrada no Sistema Nacional de Gravame (SNG) incluiu, cancelou, alterou ou baixou gravames, de forma eletrônica, restritos à alienação de veículos.
 
O SNG é um sistema que integra todos os agentes financeiros cadastrados em consonância com o banco de dados do Detran, para transmissão online de consultas referentes a gravames – alienação fiduciária, arrendamento mercantil-leasing ou reserva de domínio. Uma das principais vantagens do SNG foi a desburocratização do serviço, que antigamente era feito através do manuseio de documentos, muito propício a fraudes e lentidão.
 
Para saber se o agente financeiro já incluiu ou baixou o gravame, basta o usuário entrar no site do Detran e clicar no ícone ‘Consulta de Restrições Financeiras‘, que fica localizada no final da barra de Serviços 24 horas, posicionada no lado direito do site.
 
Ao entrar no sistema, o usuário deve optar entre informar o número do chassi ou Renavam do veículo e em seguida mandar pesquisar. Na tela seguinte constarão todas as informações relativas ao veículo na época do financiamento, como nome do agente, CNPJ, situação em que o veículo se encontra e a data da efetivação do serviço.
 
Segurança
 
Implantado em Sergipe no dia 1º de julho de 2005, o SNG eliminou totalmente a possibilidade de irregularidades, como a falsificação do instrumento de liberação, um documento fornecido pelas financeiras como garantia de cumprimento das obrigações por parte dos proprietários, utilizado para fins de baixa do gravame fiduciário do veículo. O procedimento não é mais utilizado, já que todo o gerenciamento agora é feito eletronicamente.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.