Deso receberá prêmio Chico Mendes por atuação socioambiental
A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) foi selecionada para receber o Prêmio Socioambiental Chico Mendes – edição 2012. A empresa conquistou o reconhecimento pelo programa Educação Ambiental para Uso Racional da Água e Preservação do Meio Ambiente. A premiação ocorre no dia 26 deste mês, em São Paulo, durante solenidade que reúne autoridades de outras 20 organizações de todo o Brasil, que também serão premiadas pelo Instituto Chico Mendes.
O programa desenvolvido pela Deso, que hoje ganha o mérito nacional, surgiu em 1989 a partir da necessidade de conscientizar a população a promover e incentivar a sustentabilidade. Para o diretor-presidente da Companhia, Antonio Sergio Ferrari Vargas, a conquista do prêmio e da certificação do Selo Verde reflete que a empresa segue o caminho para se tornar ambientalmente responsável.
”Esse é o primeiro passo dado para a Deso ser considerada uma empresa de responsabilidade ambiental. O reconhecimento pelo desempenho da gestão socioambiental mostra que existe um engajamento em cumprir o dever de preservar o meio ambiente, além de proteger esta e o futuro das próximas gerações”, comenta Ferrari, ao citar que o programa é apenas parte de um universo da Companhia que deverá adotar práticas, atitudes e comportamentos que melhorem a função ambiental.
O trabalho de Educação Ambiental para Uso Racional da Água e Preservação do Meio Ambiente foi aprovado no processo seletivo do Instituto Chico Mendes graças ao empenho da Gestão do Sistema Socioambiental (GSA) célula da Deso envolvida com a mobilização social. O foco das ações tem como público-alvo estudantes, comunidades, colaboradores e o público em geral, usuários do sistema de abastecimento da Companhia de Saneamento de Sergipe.
Todo o desenvolvimento do programa é movido por palestras, visitas técnicas às estações de tratamento de água e de esgoto, elaboração de projetos socioambientais, seminários, oficinas, feiras de saúde e ciências, teatro, além de cursos de EA (Educação Ambiental), eventos temáticos e cursos de capacitação.
“A Deso ainda tem muito a fazer e a empresa já possui o entendimento de que é necessário planejar e investir para expandir as ações que visem à responsabilidade ambiental para outras áreas. Afinal, o futuro da água depende da preservação do meio ambiente”, destaca o diretor-presidente.
O prêmio
Para conquistar o Prêmio Socioambiental Chico Mendes como uma ferramenta de reconhecimento, o programa inscrito pela Deso passou por um criterioso crivo. O parecer técnico utilizado no processo de certificação e premiação, fornece às instituições uma análise da gestão socioambiental implantada na empresa, proporcionando ainda possíveis recomendações para melhoramentos e adequação à legislação brasileira.
A comissão técnica calcula que o objetivo máximo fornecido pelos programas está condicionado ao diagnóstico positivo devido à criatividade, pertinência, poder de replicação e estratégia de solução. No caso da Deso, os indicadores Objetivo e Replicabilidade obtiveram a pontuação Muito Bom.
Nesse contexto, pela iniciativa em disseminar boas práticas de cidadania e sustentabilidade, oferecendo uma oportunidade de melhoria da qualidade de vida de um grupo social, dessa e das futuras gerações, o Instituto aprovou este ano o programa da companhia sergipana.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Deso receberá prêmio Chico Mendes por atuação socioambiental – Fotos: Ascom/Deso