[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Sem nenhum tipo de comunicado ou autorização da Prefeitura de Aracaju, a concessionária pública Deso está executando serviço no Calçadão da rua João Pessoa. Os trabalhos foram iniciados esta semana, à revelia do poder público municipal. Esse procedimento vem sendo repetido insistentemente, causando sérios danos e aborrecimentos aos pedestres que circulam diariamente pelo Calçadão. O problema maior é que, ao final desses serviços, a concessionária não está repondo o pavimento de forma adequada e obrigatória, transferindo essa responsabilidade para a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb).

Outro procedimento irregular é a subida de veículo no Calçadão. O trânsito de veículos naquele local é proibido, pois provoca estragos ao longo do pavimento, principalmente a quebra das grelhas da rede de drenagem e soltura das pedras portuguesas. O assunto já foi discutido em audiências no Ministério Público, em que participaram diversos entes públicos e empresariais, mas alguns lojistas e concessionárias públicas insistem em colocar veículos circulando no Calçadão, danificando o pavimento.

“Até o final do ano passado, realizávamos uma reunião semanal para buscar sincronizar estas ações, sobretudo com o corpo técnico da Deso. Desde o início deste ano estas reuniões não ocorrem mais, apesar de termos solicitado inúmeras vezes, mas não obtivemos sucesso”, explica o engenheiro Valmor Barbosa Bezerra, presidente da Emurb. De acordo com ele, o interesse da Emurb é de que seja potencializada a sincronia das ações, interação entre os órgãos na realização destes serviços. “O que a Prefeitura não quer é que essa situação persista, uma vez que a população de Aracaju não suporta mais essa tentativa de transferência de responsabilidade, o que, infelizmente, tem sido comum”, finaliza.

A reforma completa dos calçadões das Ruas João Pessoa, Laranjeiras e São Cristóvão foi entregue à população em dezembro de 2004, há menos de dois anos. Além da beleza estética que o novo piso trouxe para o Centro, a Emurb realizou a obra atendendo a todos os requisitos de segurança necessários para evitar qualquer tipo de acidente envolvendo pedestres. A nova estrutura dos calçadões conta ainda com o piso tátil, uma espécie de piso em alto relevo, na cor vermelha, colocado na lateral do calçadão para orientar os portadores de deficiência visual em sua locomoção, garantindo acessibilidade para todos. No início, a reforma consistia apenas na troca do antigo piso pelas pedras portuguesas, mas ao longo das obras outras demandas da classe empresarial foram atendidas, como a troca de iluminação dos calçadões. Foram instalados, ainda, bicicletário, bancos, lixeiras, floreiras e gradis.

Fonte: Jornal da Cidade[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.