[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O Desfile Cívico dos alunos da rede municipal de ensino realizado ontem, dia 1º, na rua Bahia, no bairro Siqueira Campos, abriu com sucesso as comemorações da Semana da Pátria no Estado de Sergipe. O evento contou com a participação de 27 escolas, sendo 25 municipais e duas particulares com sede no próprio bairro.
Um grande número de pessoas se deslocou até a rua Bahia para assistir ao desfile estudantil que tradicionalmente ocorre no local. Aberto às 8h30, este ano o tema central foi Sergipe: nossas raízes, nossa cultura, tendo como abordagem principal o folclore sergipano e as suas diferentes manifestações culturais.
O desfile cívico iniciou com o hasteamento das bandeiras ao som da SEC Banda, seguido do desfile das instituições militares: 28º Batalhão de Caçadores, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Companhia de Policiamento de Trânsito, além das motocicletas da Guarda Municipal. Logo depois houve o desfile do Grupo de Idosos da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania e do Grupo União dos Escoteiros do Brasil, seguido do desfile estudantil, iniciado pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Bomfim.
As escolas da rede municipal deram uma verdadeira aula de cidadania e mostraram para o público presente na rua Bahia como é rico e bonito o folclore sergipano.
Passaram pela avenida, o Toré, o Samba de Coco, o Samba do Pisa, os Bacamarteiros, o Batalhão, a Batucada, a Quadrilha, o Zabumba, o Pastoril, a Taieira, o Cacumbi, o Maracatu, o Lambe-Sujo e o Caboclinho, o Reisado, a Chegança, o São Gonçalo, os Parafusos, os Jogos e Brincadeiras Populares, o Teatro de Rua, o Teatro de Bonecos, as festas populares de Bom Jesus dos Navegantes, de Reis, Nossa Senhora da Conceição e o Carnaval, o artesanato, através das Bordadeiras, Rendeiras e Artesãos, a Arte Popular e a Literatura de Cordel. Além disso, as escolas particulares presentes no evento Gennius Maximus e Unificado, também mostraram respectivamente as Cantigas, Emboladores, Repentistas e Pregões e as Artes Cênicas, através do Teatro de Sombras.
De acordo com o secretário municipal de Educação, o desfile foi um grande evento que sensibilizou a comunidade em geral. Segundo ele, o desfile superou todas as expectativas da organização. “Estão de parabéns todos aqueles que trabalharam para a sua realização”, afirmou.
O prefeito Marcelo Déda disse que o desfile foi belíssimo. Conforme o prefeito, a população de Aracaju e especialmente do bairro Siqueira Campos compareceu para acompanhar o desfile, demonstrando mais uma vez o espírito cívico, o patriotismo e o amor que o aracajuano tem pelo Brasil.
Segundo ele, as escolas da rede municipal ofereceram um belo espetáculo tanto no que se refere à organização e disciplina como em relação à cultura. “Em cada escola foi mostrado os folguedos, as tradições e a cultura sergipana”, ressaltou, ao acrescentar que essa é mais uma forma do município contribuir para aumentar a auto-estima do povo sergipano, de mostrar a beleza e a variedade da cultura do Estado.
Ao finalizar, ele parabenizou a todos os professores, diretores e alunos da rede municipal pela forma disciplinada e compreensão de abrir a Semana da Pátria com o que há de mais belo e criativo na cultura sergipana, que é o folclore. “Esse não foi um desfile estático, mas um desfile vivo, com muito movimento”, concluiu.
Resgate cultural
O vice-prefeito, Edvaldo Nogueira, revelou que na administração Aracaju Para Todos, o desfile além de ter sido mantido ganhou uma nova conotação, com o resgate não só das questões cívicas, mas também das manifestações culturais do povo sergipano. “Eu acho que esse é um desfile que mobiliza toda a comunidade”, observou, ao comentar que a temática sensibilizou todo o público presente na rua Bahia e foi uma forma do município resgatar as tradições culturais e mostrar à sociedade que Sergipe e Aracaju têm raízes culturais profundas.
Para a dona de casa Verônica Santos Silva, o desfile foi maravilhoso. “Este ano, o evento foi muito mais organizado, sem contar com a temática escolhida, a do folclore, que reforça o fato de que nós temos que lembrar das nossas raízes não podendo esquecê-las jamais”, comentou.
O aposentado José Carlos dos Santos, que assiste o desfile na rua Bahia todos os anos, informou que o desfile deste ano foi muito melhor do que o dos anos anteriores. “O desfile dos caboclinhos estava lindo e eu gostei muito de assistir”, afirmou.
A dona de casa e secretária do Clube do Artista, Elza Góes, revelou que o desfile foi muito bem organizado. “As escolas diversificaram bastante e homenagearam o folclore sergipano, o que é muito importante para a cultura do Estado”, disse.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.