Desfile cívico da PMA reforça campanha `Pelo Direito de Aprender´
O tradicional evento, que como em anos anteriores aconteceu na rua Bahia, bairro Siqueira Campos, teve como tema ´O imaginário infanto-juvenil pelo Direito de Aprender´, em alusão à campanha lançada no início do mês passado pelo prefeito Edvaldo Nogueira, que estabelece uma série de ações voltadas para a melhoria da qualidade do ensino público.
Segundo a secretária municipal de Educação, Tereza Cristina, o motivo da escolha do tema foi a vontade de mostrar, como em uma grande aula pública, os diversos instrumentos da aprendizagem: livros, músicas, fábulas, filmes, desenhos animados, gibis, teatro, brincadeiras, entre outros. “Tudo isso com a preocupação de resgatar o imaginário infanto-juvenil para expressar o amor à pátria e cultuar os símbolos da nação de maneira lúdica, divertida e colorida”, explicou Tereza.
Foi exatamente isso que o público viu. Além de bandas, bailarinos, atores e atletas das escolas participantes, também figuraram no desfile fadas, bruxas, super-heróis e os mais famosos personagens saídos de livros infantis, programas de TV e revistas em quadrinhos. A cada nova aparição, uma surpresa para os espectadores. A funcionária de serviços gerais Iraildes Vieira, por exemplo, disse ter ficado encantada. “O desfile foi muito lindo, caprichado mesmo. Todo mundo está gostando. É sempre bom lembrar o dia da independência do Brasil, que para mim significa liberdade”, falou.
O prefeito Edvaldo Nogueira também contou que ficou emocionado com o desfile. “É muito bom ver o sentimento de brasilidade tão forte nas crianças e jovens. Organizamos esse evento por dois motivos: primeiro para estimular o amor pela pátria e pelos valores ligados à nação; depois porque queríamos mostrar nossa preocupação com a melhoria da qualidade do ensino para que, com isso, possamos contribuir para a construção de um país melhor. É uma forma de convocar toda a população a participar da campanha Pelo Direito de Aprender”, destacou.
O vice-governador do Estado, Belivaldo Chagas, também presente ao evento, elogiou a iniciativa da Prefeitura e disse ser extremamente importante o despertar do espírito cívico e da identidade nacional, bem como o resgate da história brasileira. Demonstrando ter entendido o significado do 7 de setembro, a aluna do Colégio Militar, Nadine Andrade, que participou do desfile, disse que, apesar de cansada, estava muito satisfeita por ter tido a oportunidade de mostrar o orgulho que tem em ser brasileira.
Organização
O desfile foi dividido em 11 sub-temas: clássicos da literatura mundial, folclore brasileiro, desenho animado, gibis, programas infantis, grupos musicais, brinquedos e brincadeiras, seriados de TV, filmes, teatro infantil e literatura infanto-juvenil. Cada escola apresentou um pouquinho do que havia sido cuidadosamente planejado pela Semed.
Antes dos alunos, desfilaram representantes da Marinha do Brasil, Exército, Polícias Militar de Sergipe e Rodoviária Federal, Guarda Municipal, escoteiros, Corpo de Bombeiros, Grupo de Idosos da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e do Grupo de Desbravadores da Igreja Adventista do 7° Dia.
A secretária municipal de Educação contou que para que tudo saísse conforme o pretendido, as equipes da Semed e das escolas participantes tiveram muito trabalho. “Fizemos uma grande e aprofundada pesquisa sobre o tema escolhido e depois nos preocupamos com a concepção artística do desfile. “Queríamos que fosse um evento bonito, mas sem exageros; que fosse fiel às tradições, mas que também trouxesse uma boa dose de criatividade”, destacou.
Encerramento
Um dos momentos mais marcantes do evento, além do hasteamento das bandeiras e execução do hino nacional, foi o encerramento do desfile, quando passou pela rua Bahia um carro alegórico reproduzindo uma sala de aula, trazendo alunos, professor e ainda o símbolo da campanha Pelo Direito de Aprender: o ´garoto-propaganda´, Ruan Jéferson, aluno da rede municipal.
O carro foi seguido por uma ala composta por professores e coordenadores das escolas participantes. O prefeito fez questão de ir até os docentes para demonstrar reconhecimento pelo esforço e dedicação de cada um deles à missão de ensinar. “Vocês merecem todo o respeito e agradecimento que possa existir”, disse Edvaldo Nogueira aos professores.
Presenças
Também assistiram ao desfile, secretários municipais; os vereadores Fábio Henrique, Pastor Jony, Emanoel Nascimento, Valdir Santos e Sérgio Góis; a deputada estadual Tânia Soares; o secretário estadual de Finanças, Nilson Lima; o diretor-geral da Guarda Municipal, coronel Magno; o procurador do município de Aracaju, Luís Carlos; e a presidente do Conselho Municipal de Educação, Maria de Lourdes Gouveia.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]