Descentralização e agilidade para a Ouvidoria norteiam capacitação
As ações de fortalecimento, descentralização e ampliação do Sistema Estadual de Ouvidorias do Sistema Único de Saúde (SUS), desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria o Ministério da Saúde (MS), incluíram capacitações que tiveram início na última segunda-feira, 19 e foram voltadas para técnicos e gestores dos órgãos da SES e de secretarias Municipais de Saúde.
Nesta sexta-feira, 23, a capacitação foi encerrada e com os técnicos das ouvidorias que estão em fase de implantação ou que já estão implantadas. A etapa do curso teve por objetivo ensinar os participantes a operarem o sistema informatizado de ouvidoria, que é interligado diretamente com a SES e o MS, em Brasília.
Descentralização
Para a coordenadora da Ouvidoria do SUS Sergipe, Taciana Munareto, uma das conseqüências mais importantes da ação será a descentralização da Ouvidoria do SUS sergipano para órgãos da Saúde e para os municípios do interior do estado.
“A Fundação Hospitalar de Saúde [FHS], que possuía uma ouvidoria que atendia somente ao público interno, passa a atender ao público externo. Duas unidades geridas pela FHS, o Hospital de Urgência de Sergipe e a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, também implantarão suas ouvidorias. Além deles, o Centro de Atenção à Saúde [Case] também contará com uma ouvidoria exclusiva. Os municípios de Lagarto, Nossa Senhora do Socorro e Carmópolis já estão com ouvidoria implantada e vieram participar do curso”, disse a coordenadora.
Sistema
Ainda de acordo com Taciana, o sistema informatizado permite mais agilidade na solução das demandas e no repasse de informações para a população. “Através do sistema nós poderemos acompanhar as demandas em tempo real, eliminar a burocracia e agilizar as soluções das demandas, padronizar informações e condutas das diversas ouvidorias, fazer a pesquisa de satisfação do usuário, dentre muitas outras vantagens”, explicou.
A coordenadora também informou que, através do sistema, será possível informar a população com dados de ações, programas e serviços do SUS através do Banco de Informação Técnica em Saúde (Bits), com informações validadas pelas áreas técnicas do MS. “No mesmo momento em que uma pessoa solicitar, nós vamos poder passar as informações pedidas, inclusive, sobre ações não habituais que estejam sendo desenvolvidas pela SES”, disse Taciana.
Engajamento
A referência técnica do Ministério da Saúde para Sergipe no Sistema de Ouvidoria, Tania Lustosa, acredita que a partir do curso ministrado, o Sistema Estadual de Ouvidoria avançará. “Nesses cinco dias que estamos em Sergipe, estou vendo profissionais interessados pelo trabalho que desempenham. Eles entendem que o papel da ouvidoria é ser um espaço de cidadania que permite ao cidadão se aproximar mais do SUS e se manifestar sobre os serviços através de reclamações e denúncias”, afirmou a técnica do MS.
Exemplo do engajamento é o da coordenadora da Ouvidoria do SUS do município de Carmópolis, Sani Antônia Silva, que está estruturando o serviço no município. “O curso está sendo proveitoso e para nós é fundamental buscar e atualizar informações, capacitar pessoas que estarão à frente do serviço”, disse Sani.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Descentralização e agilidade para a Ouvidoria norteiam capacitação – Fotos: Fabiana Costa/SES