[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A população tem colaborado com a Polícia Militar para evitar crimes e prender infratores. Na última terça-feira 23, duas denúncias anônimas ajudaram a corporação a apreender uma arma de fogo em Aracaju e drogas em Nossa Senhora do Socorro. Os casos foram encaminhados à Delegacia Plantonista.

A primeira ocorrência se deu às 20h10, quando uma pessoa ligou para o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp 190) e revelou que estava sendo realizado tráfico de drogas em uma casa abandonada, localizada no conjunto João Alves Filho, em Nossa Senhora do Socorro.

Uma equipe do 5º Batalhão da PM foi designada para checar a denúncia e encontrou no local 10 papelotes de maconha e dois de cocaína, além de uma pedra de crack. Também foram apreendidos um balança de precisão, um documento de um rapaz de 19 anos e um caderno onde eram anotadas a vendas de entorpecentes.

“Os soldados fizeram uma revista minuciosa no local, que era utilizado por traficantes como ponto de comercialização de narcóticos. A partir do material coletado e mais alguns dados que obtivemos, esperamos identificar os responsáveis”, disse o comandante do 5º Batalhão, tenente-coronel Enilson Aragão.

Apreensão

Já às 23h20, os atendentes do Ciosp 190 receberam uma ligação de um outro cidadão informando que havia dois rapazes ameaçando com um revólver outras pessoas numa lanchonete situada à avenida Cláudio Batista, bairro Santo Antônio, na capital. A Companhia de Radiopatrulha foi acionada e deteve os acusados.

“Foi designada de imediato uma guarnição que já reforçava o patrulhamento na região. Ao chegarem ao ponto indicado, os militares detiveram os infratores. Com eles foi apreendido um revólver calibre 38”, acrescentou o comandante da CPRp, capitão Vitor Anderson.

Ciosp 190

Inaugurado em abril de 2009, o Ciosp registra a cada mês uma média superior a 100 mil ligações direcionadas para a central de emergência das forças policiais. É a partir dessas denúncias ou solicitações feitas pela população que são geradas boa parte das ocorrências atendidas pelas Polícias Militar e Civil, além do Corpo de Bombeiros.

A nova tecnologia centralizou e integrou atividades preventivas, repressivas e de emergência, melhorando o tempo de resposta e otimizando o atendimento no local da ocorrência. Na sede da unidade, profissionais das instituições de segurança pública se revezam durante 24 horas, apurando as chamadas e fazendo o encaminhamento das equipes para o atendimento.

Já as equipes que fazem o patrulhamento nas ruas são acionadas de imediato em caso de uma ocorrência. As viaturas utilizadas por elas contam com equipamentos modernos como GPS, que permitem que os policiais e os bombeiros possam enviar e receber mensagens, além de verificar sua localização em qualquer ponto geográfico, gerando uma economia no consumo de combustível e diminuição do tempo de resposta entre a chamada e o atendimento.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.