[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O projeto ´Cinema nos Bairros´ está de volta, em sua segunda edição. Com a proposta de democratizar o acesso aos bens culturais e levar opções de lazer construtivas e educativas, a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju) fechou parceria com a Casa Curta-SE e prossegue com o projeto, levando dois filmes (um curta e um longa), durante uma semana, a vários pontos da cidade.

Neste mês de abril, a programação começou ontem e vai até o dia 24 deste mês, no bairro Industrial, no conjunto Santa Lúcia, no conjunto Bugio e nos bairros 18 do Forte e Ponto Novo. Em exibição o curta BMW Vermelho e o longa Narradores de Javé.

O projeto Cinema nos Bairros começou no mês de março, com a exibição do curta “A mulher que dançou depois de morta” e o longa “Olga”.

Programação de abril
Dia 18/04 – Praça Iselte Fernandes Azevedo, no conjunto Santa Lúcia
Dia 19/04 – Colégio Francisco Rosa, no conjunto Bugio
Dia 20/04 – Colégio Governador Valadares, bairro 18 do Forte
Dia 24/04 – Colégio Tancredo Neves, no bairro Ponto Novo

BMW Vermelho
Gênero Ficção
Diretor Edu Ramos, Reinaldo Pinheiro
Elenco Denise Weinberg, Gabriel Priolli, Otávio Augusto
Ano 2000
Duração 20 min
Cor Colorido
Bitola 35mm
País Brasil
Sinopse – Uma família humilde recebe um verdadeiro presente de grego: um carro de luxo, que não pode ser vendido por dois anos. Para piorar a situação, ninguém sabe dirigir. O tempo passa, e o automóvel acaba tendo usos bastante inusitados…
Produção Irivan Filho
Fotografia Fernando Nunes
Roteiro Reinaldo Pinheiro, Edu Ramos
Edição Edu Ramos, Frederico Ricci
Som Direto Alfredo Guerra
Direção de Arte Silvia Pasta
Prêmios – Melhor Direção de Arte no Festival de Gramado 2000

Narradores de Javé
Sinopse
Somente uma ameaça à própria existência pode mudar a rotina dos habitantes do pequeno vilarejo de Javé. É aí que eles se deparam com o anúncio de que a cidade pode desaparecer sob as águas de uma enorme usina hidrelétrica. Em resposta à notícia devastadora, a comunidade adota uma ousada estratégia: decide preparar um documento contando todos os grandes acontecimentos heróicos de sua história, para que Javé possa escapar da destruição. Como a maioria dos moradores são analfabetos, a primeira tarefa é encontrar alguém que possa escrever as histórias.
Ficha Técnica
Título Original: Narradores de Javé
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 100 minutos
Ano de Lançamento (Brasil): 2003
Estúdio: Bananeira Filmes / Gullane Filmes / Laterit Productions
Distribuição: Riofilme
Direção: Eliane Caffé
Roteiro: Luiz Alberto de Abreu e Eliane Caffé
Produção: Vânia Catani
Música: DJ Dolores e Orquestra Santa Massa
Fotografia: Hugo Kovensky
Direção de Arte: Carla Caffé
Edição: Daniel Rezende
Elenco
José Dumont (Antônio Biá)
Matheus Nachtergaele
Gero Camilo
Nélson Dantas
Rui Resende
Nélson Xavier
Luci Pereira
Jorge Humberto e Santos
Orlando Vieira
Premiações
– Ganhou 2 prêmios no Grande Prêmio Cinema Brasil, nas seguintes categorias: Melhor Ator Coadjuvante (Gero Camilo) e Melhor Roteiro Original. Recebeu ainda outras 9 indicações, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (José Dumont), Melhor Ator Coadjuvante (Nélson Xavier), Melhor Figurino, Melhor Trilha Sonora, Melhor Direção de Arte, Melhor Edição e Melhor Fotografia.
– Ganhou 3 prêmios no Festival do Rio, nas seguintes categorias: Melhor Filme – Júri Oficial, Melhor Filme – Júri Popular e Melhor Ator (José Dumont).
– Recebeu o Prêmio da Crítica no Festival Internacional de Friburgo, realizado na Suíça.
– Ganhou 7 Troféus Calunga e ainda recebeu o prêmio da crítica e o Prêmio Gilberto Freyre no Cine PE – Festival do Audiovisual 2003. Os troféus foram nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Edição, Melhor Ator (José Dumont), Melhor Ator Coadjuvante (Gero Camilo), Melhor Edição de Som e Melhor Atriz Coadjuvante (Luci Pereira).
Curiosidades
– Recebeu financiamento do Hubert Bals Fund, fundo ligado ao Festival de Roterdã, para o desenvolvimento do roteiro do filme.
– Foi rodado entre junho e setembro de 2001 em Gameleira da Lapa, cidade do interior da Bahia.
– Teve sua première mundial no Tiger Competition do Festival Internacional de Cinema de Roterdã.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.