Delegados municipais se preparam para a Conferência Estadual de Cultura
A Secretaria de Estado da Cultura está a mil com os preparativos para a II Conferência Estadual de Cultura, que acontece nos dias 26 e 27 de setembro, no Clube do Banese, em Aracaju. Esta Conferência reunirá delegados de diversos municípios sergipanos, escolhidos através das Conferências Municipais realizadas no decorrer do ano, e selecionará alguns deles para a III Conferência Nacional de Cultura, a ser realizada de 26 a 29 de novembro, em Brasília.
Cerca de 100 delegados participarão da Conferência, e muitos deles já estão ansiosos com a possibilidade de auxiliar o Estado em um processo tão importante como os debates da Conferência Nacional de Cultura. Este é o caso da estudante de biblioteconomia, Ingrid Fabiana.
Ela que atua na Biblioteca da cidade de Estância defende que é necessário que os pontos levantados durante a Conferência sejam amplamente discutidos e colocados em prática. “Temos que mostrar nossas necessidades e depois cobrar dos governantes políticas públicas para essas demandas”, frisou.
Quem também está com boas expectativas para Conferência é a historiadora e coordenadora do curso de museologia da Universidade Federal de Sergipe, Janaína Cardoso. Ela foi escolhida como delegada pelo município de Laranjeiras e espera que através da Conferência possa se discutir um formato de política pública que atenda a multiplicidade culturas e manifestações artísticas de Sergipe, respeitando as singularidade de cada uma.
“Além disso, desejamos que essas sejam políticas públicas criadas sem questões partidárias, e que estejam ligadas ao movimento cultural sergipano como um todo. Assim, poderemos aplicar com ainda mais critério, a ideia de sergipanidade e poderemos mostrar essa cultura tão rica que existem em Sergipe, para todo o país”, completa.
Para a secretária de Estado da Cultura, Eloisa Galdino, os delegados municipais são fundamentais para que a Conferência possa suprir as expectativas e levar pontos importantes a respeito da política cultural de Sergipe para Brasília. “Através dessas pessoas que acompanham diariamente o que o fazer cultural e artístico em Sergipe, é que levantaremos boas questões e escolheremos os mais preparados para nos representar na Conferência Estadual”, destaca a gestora.
Sobre a Conferência Estadual
A Conferência Estadual de Cultura acontecerá durante todo o dia, das 8h às 18h (com intervalo para o almoço). Delegados escolhidos em seus municípios, pessoas importantes da cena cultural do Estado e demais representantes da sociedade civil poderão participar do evento. Porém, àqueles que não são delegados, nem convidados, não terão direito a voz, nem a voto nos debates.
O evento se configura como um passo importante para consolidação dos Sistemas Estadual e Nacional de Cultura, bem como para a formatação do Plano Estadual de Cultura, reformulação do Plano nacional de Cultura e firmação de importantes políticas públicas para esta área. A etapa nacional, por sua vez, reunirá representantes da sociedade civil escolhidos nas conferências municipais e estaduais, além de membros do governo.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Delegados municipais se preparam para a Conferência Estadual de Cultura – Foto: Ascom/ Secult