Delegado do DAGV detalha prisão de pedófilo
O delegado do Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV), Alessandro Vieira, detalhou durante coletiva à imprensa realizada na manhã desta quarta-feira, 16, a prisão do reciclador Nivaldo Santos, 44 anos, acusado de abusar sexualmente de duas crianças – uma de 13 e outra de 10 anos. Ele foi detido no bairro Santa Maria, zona sul da capital, em cumprimento a um mandado de prisão expedido pelo juízo da 11ª Vara Criminal de Aracaju.
Segundo o delegado Alessandro Vieira, que responde pela Divisão de Proteção à Criança e Adolescente Vítima, as crianças são netas da companheira de Nivaldo, com quem ela convive há 17 anos. “Esses abusos aconteciam desde quando a menina mais velha tinha 10 anos e a mais nova, sete. Nivaldo ganhava a confiança dos familiares, que deixavam as crianças com ele para tomar conta. E, durante esse tempo, ele obrigava as vítimas a fazer sexo com ele e usava de ameaças para que as vítimas cedessem”, disse Alessandro.
O delegado disse também que os abusos foram confirmados por exames do Instituto Médico Legal (IML) e confessados pelo próprio reciclador. “Cumprimos o mandado ontem por vota das 14h e Nivaldo confessou o crime”, destacou Vieira. O acusado vai responder a processo por crime de estupro de vulnerável, cuja pena prevista na lei federal 12.015/2009, que alterou artigos do Código Penal sobre crimes sexuais, vai de seis a dez anos de prisão.
Importância da imprensa
O delegado Alessandro Vieira destacou a importância do trabalho da imprensa neste caso, já que a mãe das vítimas identificou um crime no seu ambiente familiar depois que acompanhou um caso similar que foi destaque na imprensa. “A importância da imprensa é fundamental. Neste caso, a mãe das vítimas acordou para a gravidade, denunciando o caso à polícia”, salientou.
Alessandro também destacou que o Disque-Denúncia da Polícia Civil é fundamental para que outros casos de violência contra crianças e adolescentes sejam descobertos pela polícia. “As estatísticas mostram que cerca de 90% destes casos acontecem dentro do próprio lar. Então, é importante que a população use o Disque-Denúncia para que mais casos venham à tona e que seus autores sejam presos e entregues à Justiça”, finaliza o delegado. O telefone do Disque-Denúncia é 181.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Delegado do DAGV detalha prisão de pedófilo – O acusado Nivaldo Santos