[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O território do Alto Sertão, que compreende sete municípios – Canindé do São Francisco, Poço Redondo, Porto da Folha, Gararu, Nossa Senhora da Glória, Monte Alegre e Nossa Senhora de Lourdes – vai abrir no próximo dia 5 de junho as Conferências Municipais do Planejamento de Desenvolvimento Territorial Participativo de Sergipe (PDTP). O calendário das plenárias foi divulgado na manhã desta terça-feira, 15, pela secretária de Estado do Planejamento, Lúcia Falcón, durante seminário sobre o PDTP realizado para membros da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Sergipe (Fetase); representantes do Movimento dos Sem Terra e sindicalistas da área rural. O evento aconteceu no Centro de Treinamento da Fetase, em São Cristóvão.

"Estamos fazendo um trabalho de esclarecimento e explicação para a população e seus diversos segmentos, porque pela primeira vez na história do Governo de Sergipe, o povo está sendo convocado para fazer o orçamento e discutir onde os recursos públicos devem ser aplicados. É uma novidade, cuja proposta está sendo compreendida por todos os sergipanos", afirmou Lúcia Falcón, ressaltando que a população vai ajudar a planejar e implementar o desenvolvimento de seus municípios e de Sergipe como um todo.

Adesão

O processo do Plano de Desenvolvimento Territorial Participativo teve adesão de todos os prefeitos sergipanos e 63% deles já nomearam as comissões organizadoras das Conferências Municipais.

"A mudança chegou assegurando oportunidades para todos, independente de sigla partidária. A adesão de todos os 75 prefeitos é a clara demonstração de que eles estão confiantes nas novas propostas do Governo do Estado e na seriedade na busca de soluções para resolver os problemas que emperram o desenvolvimento sócio-econômico dos municípios", afirmou a secretária de Planejamento, ao reforçar que a mudança proposta pelo atual governo deu lugar à velha política do favor e do pires na mão.

Plenárias

De acordo com o diretor da Superintendência de Desenvolvimento, Captação de Recursos e Programas Especiais (SDPC), Carlos Hermínio Aguiar, cada município vai realizar suas plenárias. O resultado de cada plenária será discutido nas Conferências Territoriais, que serão realizadas em 4 julho (Nossa Senhora da Glória) 10 de julho (Aquidabã) 13 de julho (Boquim) 17 de julho (Simão Dias) 19 de julho (Japaratuba), 24 de julho (Itabaiana), 26 de julho (Propriá) e 28 de julho (Aracaju). Nessa etapa, os participantes serão distribuídos em 10 grupos. Cada um vai ficar responsável por um tema em discussão: Cidade; Agricultura; Educação; Saúde; Emprego e Renda; Cultura, Esporte e Lazer; Inclusão Social; Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Modernização e Gestão; Desenvolvimento Econômico.

A Conferência Estadual do Plano de Desenvolvimento Territorial Participativo está marcada para o dia 18 de agosto e será realizada em Aracaju. O Congresso das Cidades vai ocorrer dia 25 de agosto, também na capital sergipana.

Veja o calendário das conferências municipais

5 de junho
Território Alto Sertão

Canindé do São Francisco; Poço Redondo; Porto da Folha; Gararu; Nossa Senhora da Glória; Monte Alegre e Nossa Senhora de Lourdes.

6 de junho
Território Médio Sertão
Aquidabã; Cumbe: Nossa Senhora das Dores; Feira Nova; Graccho Cardoso e Itabi)

Território Sul de Sergipe
Estância; Indiaroba e Itabaianinha

12 de junho
Território Sul de Sergipe (continuidade)
Arauá; Boquim; Cristinápolis; Tomar do Geru; Umbaúba: Santa Luzia do Itanhy; Pedrinhas e Salgado

14 de junho
Território Centro Sul

Lagarto; Poço Verde; Riachão do Dantas; Tobias Barreto e Simão Dias

Território Leste Sergipano
Capela; Carmópolis; Divina Pastora e General Maynard

15 de junho
Território Leste Sergipano (continuidade)

Japaratuba; Rosário do Catete; Santa Rosa de Lima; Siriri e Pirambu

Território Agreste Central
Moita Bonita; Pedra Mole; Pinhão e Ribeirópolis

19 de junho
Território Agreste Central (continuidade)
São Domingos; Nossa Senhora Aparecida; São Miguel do Aleixo; Areia Branca: Campo do Brito; Carira; Frei Paulo; Itabaiana; Macambira e Malhador

20 de junho
Território Baixo São Francisco
Muribeca; Japoatã; Neópolis; Santana do São Francisco; Ilha das Flores; Pacatuba e Brejo Grande

21 de junho
Território Baixo São Francisco (continuidade)
Canhoba; Amparo do São Francisco; Telha; Cedro do São João; Propriá; Malhada dos Bois e São Francisco

3 de julho
Território Grande Aracaju
Nossa Senhora do Socorro; Barra dos Coqueiros; Itaporanga D’Ajuda; Laranjeiras; Maruim; Riachuelo; Santo Amaro das Brotas e São Cristóvão

20 e 21 de julho
Plenárias municipais de Aracaju

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.