[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O coordenador da Defesa Civil Estadual, Tenente-Coronel José Erivaldo Mendes, participou de uma reunião com major Paulo Roberto Sobral, do 28° Batalhão de Caçadores, com o prefeito de Poço Redondo, Roberto Araújo Silva e representantes da Coordenadoria da Defesa Civil do município.

O encontro serviu para que a Defesa Civil pudesse intermediar e esclarecer questionamentos sobre a eficácia e a eficiência do abastecimento de água, através da operação-pipa realizada pelo Exército em quatro municípios sergipanos, desde o dia 5.

“O prefeito de Poço Redondo procurou a Seides [Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social] para informar que o Exército está fazendo a distribuição de água de maneira insuficiente em uma determinada comunidade do município, tendo em vista o número de habitantes do povoado. A secretária Eliane Aquino recomendou que viéssemos conversar com o Exército para esclarecer essa questão”, explicou o Tenente-Coronel da Defesa Civil.

De acordo com o prefeito de Roberto Araújo Silva, a comunidade Dom José Brandão de Castro em Poço Redondo está sendo prejudicada com a baixa quantidade de carradas distribuídas. “Temos 42 famílias nesse povoado e apenas três carradas de água são entregues na comunidade, enquanto o ideal seriam 18. As reclamações dos moradores são constantes”.

Esclarecimentos do Exército

Durante a reunião, o major do Exército Paulo Roberto Sobral, informou que a entrega de água e a quantidade dos caminhões são estabelecidas de acordo com a ata de demandas enviada ao exército pela Coordenadoria Municipal da Defesa Civil (Comdec).

“A ata da Comdec de Poço Redondo consta que o povoado Dom José Brandão de Castro possui como população 42 pessoas. Diante desse dado, solicitamos recurso ao governo federal para atender a essa demanda. Nesta reunião, fomos informados que não são 42 pessoas, e sim 42 famílias. Para que possamos solicitar mais recursos, é preciso que a Coordenadoria retifique essa informação e nos envie um novo relatório, pois atendemos expressamente ao que está descrito na ata da COomdec”, relatou o major.

A Secretaria Nacional de Defesa de Civil reconhece sete cidades em situação de emergência e o Exército atenderá, até abril, com a operação pipa a sete municípios, com 6 caminhões em Gararu, 15 em Poço Redondo, 9 em Poço Verde, 3 em Frei Paulo, 8 em Canindé do São Francisco, 13 em Monte Alegre e 19 em Porto da Folha.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.