[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Defensoria Pública do Estado e Universidade Tiradentes (Unit) assinaram na manhã desta quinta-feira, 7, o Termo de Cooperação Técnica que visa dar oportunidade aos estagiários do curso de direito – inseridos nos programas Reformatório da Unit e Escritório Modelo – auxiliar os defensores públicos na execução dos serviços de atendimento e peticionamento nas áreas criminal e cível.

Segundo o coordenador do Programa Reformatório, professor Ronaldo Marinho, a inserção dos alunos possibilita uma aprendizagem prática. “O estágio faz com que eles vivenciem na prática o que vêem na sala de aula. A Defensoria Pública é uma instituição que estimula o aluno durante as atividades e faz com que ele passe a gostar mais do curso”, destacou ao completar que todas as despesas com os estagiários serão custeadas pela Unit.

O Reitor da instituição de ensino superior, Jouberto Uchôa, lembrou que o Projeto Reformatório tem mais de 14 anos atuando nas áreas criminal e cível, e que vai se somar às ações da Defensoria Pública na defesa dos mais carentes. “Os estagiários atuam permanentemente com juízes, promotores e defensores públicos. Realizamos mais de 57 mil atendimentos em delegacias, presídios, Fóruns, entre outros, e iremos nos somar aos defensores públicos no atendimento à população carente”, enfatizou.

Com relação ao número reduzido de defensores públicos, Jouberto Uchôa fez questão de destacar que a ação da Defensoria Pública é um ato de heroísmo. “Mesmo diante de um número insuficiente de defensores públicos, a Defensoria Pública ainda realiza um trabalho brilhante atendendo uma imensidão de pessoas diariamente. A sociedade cobra mais ação da Defensoria, mas talvez não tenha conhecimento da carência de defensores e pessoal para atender a população, onde muitos deles ficam sobrecarregados por responder por mais de uma Vara”, frisou.

O defensor público geral, Raimundo Veiga, destacou a importância da parceria. “Esse convênio é necessário para a Defensoria Pública – que vai contar com um reforço no atendimento ao cidadão que não tem condições de arcar com honorários advocatícios, e para os alunos que irão adquirir mais conhecimento prático. Somaremos esforços para defender os hipossuficientes, que é e sempre foi nossa missão”, explicou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.