Defensoria Pública e Adpese apoiam I Congresso e V Encontro Sergipano sobre Síndrome de Down
A Defensoria Pública do Estado e a Associação dos Defensores Públicos de Sergipe (Adpese) foram um dos parceiros no I Congresso e V Encontro Sergipano sobre Síndrome de Down, promovido pela Associação Sergipana dos Cidadãos com Síndrome de Down (CIDOWN).
O evento, cujo tema “Reconstruindo paradigmas. Síndrome do preconceito: é hora de tratar a sua”, foi realizado nos dias 1º e 2 de junho, no Centro de Convenções de Sergipe (CIC).
O objetivo, segundo a presidente Sheila Christine, é promover momento de reflexão de como vivem as pessoas com deficiência e especificamente com a Síndrome de Down, bem como destacar a importância do conhecimento para enfrentar e reverter o preconceito.
“Nosso maior objetivo é disseminar a informação. Precisamos informar às pessoas que a Síndrome de Down não é uma deficiência mental ou uma doença, mas sim uma deficiência genética, ou seja, um cromossomo a mais. São pessoas que trabalham, estudam e muitos têm uma vida normal. Esse evento é para mostrar que não devemos ter preconceitos e ver um down como uma pessoa normal, além de esclarecer sobre os seus direitos”, destacou.
Palestras, oficinas, apresentações artísticas, sessões de perguntas e respostas e mesas redondas sobre o assunto. Temas como sociedade inclusiva, relações interpessoais, educação, vida independente, infantilização e sexualidade foram também abordados durante dois dias.
O defensor público geral do Estado, Raimundo Veiga, disse que a Defensoria Pública estará sempre à disposição. “O Cidown é uma instituição séria que desempenha um excelente trabalho na defesa dos direitos dos portadores de Síndrome de Down. Sermos parceiros dessa instituição é desempenharmos um papel social e de extrema importância para a sociedade”, enfatizou.
O subdefensor público geral, Jesus Jairo Almeida Lacerda – que representou o defensor geral Raimundo Veiga – destacou a importância do evento. “Esse Congresso tem um grande valor por trazer conhecimento à população aracajuana, pois qualquer espécie de preconceito nasce da ignorância. Todo aquele que tem conhecimento sobre a Síndrome de Down abraça a causa e ama. Aquele que não tem conhecimento vive na ignorância e no preconceito”, ressaltou.
O presidente da Associação dos Defensores Públicos de Sergipe (Adpese), Sérgio Barreto Morais, falou do prazer em ter contribuído com a doação, através dos defensores públicos associados, de brinquedos educativos. “A associação não poderia deixar de participar de um evento de magnânima importância em que o objetivo principal é curar o nosso próprio preconceito, restabelecendo valores humanos da mais alta galhardia. Os defensores públicos vestem a camisa do Cidown e apoia esta causa”, destacou.
“Como defensor público me sinto honrado com a presença da instituição e dos defensores, pois eles abraçam à causa. A Defensoria patrocina a defesa dos direitos do cidadão e está intimamente integrada à inclusão social”, enfatizou o defensor público Luiz Carlos Santos, que também é membro do Cidown e pai de uma portadora de down.
O evento contou também com a presença da secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino; do assessor da Defensoria Pública, José Leó Neto; da vice-presidente da Adpese, Gláucia Amélia e demais representantes de instituições.
- Defensoria Pública e Adpese apoiam I Congresso e V Encontro Sergipano sobre Síndrome de Down – Fotos: Ascom/Defensoria