Déda vai fortalecer parcerias com o Ministério do Meio Ambiente
O primeiro encontro oficial do governador Marcelo Déda com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, nesta quarta, 26, em Brasília, revelou a convergência de objetivos entre ambos. Revelando conhecimento de ações ambientais do Governo de Sergipe, a ministra informou que pretende fortalecer as relações com o governo local. “Expusemos à ministra nosso desejo de também expandir as parcerias e consolidar uma relação positiva entre Sergipe e o governo federal”, sintetizou o governador.
No encontro, Déda destacou sua orientação para o setor no estado. “Nossa proposta de desenvolvimento para Sergipe é baseada na sustentabilidade ambiental. Nós queremos um modelo onde a preservação do meio ambiente não entre em conflito com os objetivos de desenvolvimento econômico e social do nosso povo. Não queremos uma matriz de desenvolvimento predadora; queremos conservar as nossas riquezas naturais e preservar a qualidade ambiental do estado”.
Ao mesmo tempo, expôs o governador, com a concordância da ministra, é preciso “desenvolver formas criativas de manejo que, protegendo a natureza, permitam, também, o pleno desenvolvimento das potencialidades econômicas do estado, em especial na indústria do petróleo e na do turismo”.
Iniciativas
Na audiência, Déda mencionou algumas ações que exemplificam o pioneirismo da política ambiental do governo estadual, cujo êxito já era conhecido pela ministra:
– a política conservacionista, com a criação de parques estaduais na área da Mata Atlântica e da Caatinga;
– o inventário florestal, que vai permitir ao Estado conhecer profundamente os ecossistemas ainda existentes e desenvolver políticas para preservá-los;
– a articulação com as prefeituras, objetivando construir consórcios para resolver os problemas dos aterros sanitários; e
– as ações do governo de Sergipe objetivando preservar a vegetação de caatinga, especialmente a ação integrada da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) com o Banese para financiar fornos elétricos em substituição aos tradicionais que utilizam madeira da caatinga, tanto na área das panificadoras quanto na área das cerâmicas.
Por fim, Izabella Teixeira mencionou a excelente relação com o deputado federal Márcio Macedo desde a época que este dirigiu o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e, posteriormente, ocupou a Semarh. De acordo com a ministra, no resumo do governador, “a atuação do parlamentar sergipano será muito importante para levar as bandeiras ambientais para o Congresso Nacional, fortalecendo o papel institucional do próprio Ministério do Meio Ambiente”.
À audiência, o governador foi acompanhado pelo representante de Sergipe em Brasília, Pedro Lopes.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Déda vai fortalecer parcerias com o Ministério do Meio Ambiente –