[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O governador de Sergipe, Marcelo Déda, participou na manhã desta terça-feira, 9, no gabinete do Palácio dos Despachos, de uma reunião com a presidente do Instituto Ayrton Senna (IAS), Viviane Senna. A audiência teve como objetivo apresentar um balanço dos programas de correção de fluxo ‘Se Liga’ e ‘Acelera’ e discutir novos instrumentos para potencializar a atuação dos dois projetos que são implementados em Sergipe numa parceria entre o Governo de Sergipe e o IAS. Atualmente, o ‘Se Liga’ e o ‘Acelera’ atendem 11.045 alunos, vinculados a 288 escolas, em 30 municípios sergipanos.

Durante a reunião, o governador destacou a contribuição dos programas implementados pelo Instituto Ayrton Senna como ferramentas de gestão para melhoria da qualidade do ensino no país. Marcelo Déda ressaltou também a necessidade de se discutir resultados e formas de parceria dos programas.

"A Secretaria de Estado da Educação vai fazer uma avaliação da atuação dos programas durante este ano. Vamos conversar com professores e estudantes. Nossos focos são o aluno e a qualificação da escola pública. Tudo o que vier a se somar como ferramenta para que nossas metas sejam atendidas será bem-vindo", declarou Déda.

Na avaliação da presidente do Instituto Ayrton Senna, Sergipe vem desenvolvendo um trabalho exemplar com o ‘Se Liga’ e o ‘Acelera’. "Esse encontro com representantes do Governo do Estado foi importante para discutirmos formas e caminhos de somar diversas competências e sintonizar as políticas de gestão, com o objetivo comum de melhorar a qualidade da escola pública no Brasil", afirmou Viviane Senna.

Resultados

De acordo com dados apresentados durante a audiência, o programa ‘Se Liga’ conseguiu, em 2005, alfabetizar 85,6% dos alunos da 1ª série do ensino regular, enquanto que a média do Censo 2005 é de apenas 53,9% de eficiência. Em 2006, esse índice ficou em 89% para as turmas de alunos de ‘Se Liga’ e em 90,5% para os do ‘Acelera.

"O Ayrton Senna dizia que todo mundo tem potencial para ser um vencedor. É possível fazer o sistema funcionar, com foco e resultado. O que precisamos é botar qualidade e quantidade na mesma equação para vacinar o país contra a repetência e a má qualidade de ensino", disse a presidente do Instituto.

Em 2006, os programas atenderam em Sergipe 19.173 alunos. De 1994, quando foi criado, até este ano, o Instituto já atendeu sete milhões de crianças e capacitou 400 mil educadores. Isso represente um investimento anual de R$ 20 milhões, que abrange 1.300 municípios em 25 estados.

Participaram da reunião a primeira dama do Estado, Eliane Aquino, e os secretários de Estado da Educação, José Fernandes de Lima, de Finanças, Nilson Lima, da Casa Civil, José de Oliveira Júnior, e da Comunicação Social, Eloísa Galdino. Também estiveram presentes o secretário-adjunto do Planejamento, Guilherme Rebouças, e a equipe da Coordenação Estadual dos Programas de Correção de Fluxo da Secretaria Estadual de Educação.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.