Déda recebe ministro Ubiratan Aguiar no Palácio-Museu Olímpio Campos
Na manhã deste sábado, 18, o governador Marcelo Déda, ao lado da primeira-dama, Eliane Aquino, e dos filhos Mateus e João Marcelo, conduziu uma visita do ministro e ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Ubiratan Aguiar, sua esposa Terezinha Aguiar, e outros convidados ao Palácio-Museu Olímpio Campos, no Centro da capital. Durante a visita, além de relatar a importância histórica do prédio que foi reinaugurado há um ano pelo Governo do Estado, o governador também complementou as homenagens prestadas ao ministro em Sergipe.
“O Tribunal de Contas do Estado prestou ontem (sexta,17) homenagens a um dos mais importantes homens públicos do país, um nordestino que honrou a nossa região na Câmara dos Deputados, presidindo o Tribunal de Contas da União e que, brevemente, se aposentará que é o ministro Ubiratan Aguiar”, relatou Déda.
“Ele foi meu colega na Câmara dos Deputados, e eu achei que era conveniente trazer, ao lado dos visitantes ilustres que estão em Aracaju, para conhecer o nosso Palácio-Museu Olímpio Campos, já que ele é a síntese da história política de Sergipe e é um capítulo da história do Brasil. Quisemos trazer os visitantes para ver uma obra que não homenageia somente a história sergipana, como também preserva a memória do país”, acrescentou o governador.
Importância histórica
O ministro Ubiratan fez questão de agradecer ao gesto do governador afirmando que o trabalho realizado na atual gestão de preservação da memória deve se tornar uma referência para o país. “É difícil nos dias de hoje ver alguém que pense com a grandeza que o governador Marcelo Déda se dispôs a tornar uma realidade com a magnífica restauração desse palácio”, disse o ministro.
“Esse palácio é um monumento à cultura. O que ele nos mostra é o apego dos grandes estadistas que demonstram na cultura uma das vertentes da cidadania. Quem visita a Europa, tem como primeiro roteiro uma visita aos museus. No Brasil isto não existe. Num estado pequeno, do Nordeste, de recursos limitadíssimos, se destinarem recursos do próprio orçamento para a restauração da história do povo sergipano só merece o aplauso, o respeito e admiração de todos nós. Aqui nós temos um grande exemplo. Oxalá a República Brasileira possa copiar esse exemplo que Sergipe nos dá ”, complementou Ubiratan Aguiar.
O ex-prefeito de Salvador, ex-presidente e conselheiro do Tribunal de Contas da Bahia, Manoel Castro, que também acompanhou a visita, fez questão de ressaltar a importância dessa ação de preservação do Governo do Estado. “Fui presidente da Bahiatursa e tive uma irmã arquiteta que foi responsável pela restauração de prédios históricos importantes da Bahia, e sempre fui muito ligado a recuperação do patrimônio. Realmente, eu posso dizer que estou ‘encantado’ com o que vi aqui”, relatou Castro.
Segundo ele, é fundamental que essa preocupação com a preservação do patrimônio histórico faça parte do cotidiano dos homens públicos. “O governador Déda disse, com muita propriedade, que documentando a história de Sergipe, que é uma parte do Brasil, também está sendo documentada a história nacional. Este museu não é só motivo de orgulho para os sergipanos, mas também para todos os brasileiros. Está de parabéns o governador Marcelo Déda por esse trabalho extraordinário”, concluiu o conselheiro da Bahia.
Participação
Também acompanharam a visita, a presidente do Tribunal de Contas de Sergipe, conselheira Isabel Nabuco, o seu marido, desembargador aposentado Pascoal Nabuco, os conselheiros Carlos Alberto Sobral e Carlos Pinna; o controlador Geral do Estado, Adinelson Alves, o procurador Geral, Márcio Leite de Rezende, além dos secretários de Estado da Casa Civil, Jorge Alberto, e da Comunicação Social, Carlos Cauê.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Déda recebe ministro Ubiratan Aguiar no PalácioMuseu Olímpio Campos –