[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Uma data histórica que marcará o início de uma interação produtiva e respeitosa entre os estados de Sergipe e Alagoas em prol de melhorias para a região do baixo São Francisco. Esta foi a definição utilizada pelo governador Marcelo Déda ao descrever os atos realizados nesta quarta-feira, 12, nas cidades de Neópolis, em Sergipe, e Penedo, em Alagoas. A solenidade marcou o início da atuação do grupo de trabalho que terá a atribuição de elaborar o Plano Integrado de Desenvolvimento Sustentável para a região.

"Teremos o rio São Francisco como moldura para projetos revolucionários que desenvolveremos para beneficiar a qualidade de vida na região", afirmou o governador Marcelo Déda, ao explicar que a iniciativa surgiu durante conversas com o governador Teotônio Vilela Filho no Encontro de Governadores realizado no Maranhão, no início de outubro.  

Tendo o combate às condições de pobreza encontradas na região, tanto do lado de Alagoas, como de Sergipe, o plano integrado também prevê a execução de projetos conjuntos em diversas linhas de ação para promover o desenvolvimento sócio-econômico, gerando emprego e renda, além de potencializar a vocação do que pode se tornar um dos principais destinos turísticos da região.

"Temos paisagens belíssimas que se encontram inexploradas, um enorme patrimônio natural que, certamente, encantará a qualquer visitante, além de raízes culturais que revelam as tradições da região", afirmou o governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho.

Compromisso

Marcelo Déda também ressaltou a sua alegria e satisfação em poder consolidar os primeiros passos da proposta ao lado de um governador que tem um histórico de engajamento com o movimento estudantil e conta com um histórico de tradição familiar em defesa da democracia.

"É um orgulho poder assinar esse protocolo ao lado do governador Teotônio Vilela Filho, herdeiro da tradição política de Teotônio Vilela, um homem que marcou a sua trajetória pela luta contra os regimes ditatoriais", frisou Déda. "É um orgulho também poder contribuir para enfrentar decisivamente uma situação de precariedade e de exclusão dessa região, que constitui, inclusive, o ideal de uma geração na busca por uma sociedade igualitária e justa", pontuou o governador sergipano.

Interlocução

Outro aspecto destacado por Déda refere-se ao desprendimento dos governadores que, superando divergências de origem partidária, se unem em torno de objetivos comuns e têm como prioridade o interesse da população de seus estados. "Certamente, isto será uma referência, sobretudo para os grandes estados do país, pois conseguimos deixar claro que o interesse do povo de Sergipe e de Alagoas supera qualquer bandeira partidária", disse Déda.

Segundo ele, através das ações integradas serão obtidos resultados muito mais significativos, além de redefinir a capacidade de interlocução dos estados na região Nordeste e junto ao Governo Federal. "A partir desse novo modo de interação, teremos muito mais capacidade de interagir com o governo central, já que apresentaremos propostas criadas e aprovadas em conjunto para a região do baixo São Francisco", complementou. 

Ponte Sergipe-Alagoas

Um dos principais pontos de convergência entre os dois estados é a proposta de construção de uma nova ponte ligando Sergipe e Alagoas, em local ainda a ser definido, cujas avaliações técnicas estão a cargo do grupo de trabalho instituído nesta quarta-feira.

Segundo o governador, essa será uma conquista histórica que trará benefícios perenes para a região, dinamizando a atividade turística e criando um novo eixo rodoviário que permitirá aos turistas se afastarem dos riscos apresentados pelo elevado tráfego da BR 101. "É um novo atrativo que criaremos a partir desse projeto, que beneficiará diretamente as comunidades ribeirinhas", esclareceu o governador.

O grupo de trabalho, que é composto por 12 secretários de Estado de Alagoas e outros 12 de Sergipe, também avaliará projetos integrados para fomento à agricultura, priorizando vocações da região, a exemplo da rizicultura e da piscicultura, dentre outras atividades, criando mercado e novas oportunidades de desenvolvimento.

Déda também acenou com a possibilidade de fortalecimento das atividades econômicas da região e a criação de linhas de crédito com a participação do Banco do Estado de Sergipe (Banese), cuja proposta é estudar a implantação de novas agências, inclusive no Estado de Alagoas, dentre outras iniciativas.

"O que estamos presenciando aqui é um ato de coragem para fazer história e concretizar sonhos de toda uma geração. Quando se tem vontade política e o respaldo do povo para realizar, não há dificuldade que não possa ser transposta", sintetizou o governador Marcelo Déda.

Presenças

Participaram das solenidades em Sergipe e Alagoas a primeira-dama de Sergipe, Eliane Aquino, os secretários de Estado de Sergipe da Casa Civil, Oliveira Júnior, do Planejamento, Lúcia Falcón, do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Jorge Santana, de Turismo, João Augusto Gama, de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, Ana Lucia Menezes, de Infra-Estrutura, Osvaldo Nascimento, de Meio Ambiente, Márcio Macedo, de Trabalho, Juventude e Promoção da Igualdade, Renato Brandão, de Transporte, Bosco Mendonça, de Educação, José Fernandes de Lima, da Saúde, Rogério Carvalho, da Cultura, Luiz Alberto dos Santos, de Agricultura e Desenvolvimento Agrário, Paulo Viana, da Administração, Jorge Alberto, e da Comunicação Social, Eloísa Galdino.

Leia mais

Plano de Desenvolvimento do baixo São Francisco marca novo momento para SE e AL

Déda assegura apoio a arranjos produtivos em Santana do São Francisco

 

VEJA MAIS FOTOS NA GALERIA DE IMAGENS

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.