Déda prestigia lançamento do livro do jornalista Jozailto Lima
Na data em que é celebrado o ‘Dia da Poesia’, 14 de março (data de nascimento do poeta Castro Alves), o governador Marcelo Déda prestigiou a solenidade de lançamento do livro de poesias intitulado “Viagem na Argila”, do poeta e jornalista Jozailto Lima. O ato ocorreu no hall do Museu da Gente Sergipana, na avenida Ivo do Prado.
De acordo com o governador Marcelo Déda, além de um perspicaz articulista, Jozailto é capaz de expressar um estilo próprio na poesia. “No Dia da Poesia nada melhor do que um lançamento de uma obra que, sem dúvida alguma, trará contribuições à literatura sergipana. Jozailto é um extraordinário poeta, e com essa nova obra ele dá mais um passo na consolidação do seu trabalho poético, expondo poemas com temática extremamente madura, com a segurança estética que revela o seu amadurecimento como artista, além de possibilitar no ambiente cultural sergipano um excelente debate sobre os caminhos da poesia brasileira e sergipana”, avaliou Déda.
Espaço do Museu
O governador também contextualizou a importância do Museu da Gente Sergipana como ponto de difusão cultural para os sergipanos. “Esta é uma das finalidades deste museu. Ele existe para isso, mantendo viva a cultura sergipana, seja ela popular, mais erudita, tradicional ou literária. Aqui, tudo que fala de Sergipe é bem recebido e a poesia sergipana também tem seu espaço”, sintetizou Marcelo Déda.
Já a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, destacou o bom momento vivenciado pela cultura sergipana. “Este é um momento interessante para a nossa cena cultural em geral. Essa produção literária que tem aflorado e ganha mais um exemplar com a obra de Jozailto, mostrando justamente esta movimentação que encontramos em Sergipe hoje. Este é um ato importante diante da trajetória que Jozailto Lima construiu na nossa sociedade, sobretudo na área do colunismo político, e também com suas outras publicações poéticas”, afirmou Eloísa.
Biografia e Produção
Nascido em Várzea do Poço (anteriormente denominado de Campo Alegre, transformada em distrito em 1953 e elevado à categoria de cidade em 1962 quando desmembrado do município de Miguel Calmon), na Bahia, Jozailto Lima formou-se em jornalismo aqui em Aracaju, pela Universidade Tiradentes.
Trabalhou na sucursal da Tribuna da Bahia e no Jornal de Sergipe, de Nazário Pimentel, e desde 1993 atua no semanário Cinform, onde foi repórter, editor geral e hoje é diretor de jornalismo, além de assinar a coluna Cinformando.
Como escritor, já foi agraciado com o prêmio Godofredo Diniz de Poesia, com poemas que mais tarde dariam origem ao seu primeiro livro, “A Flor de Bronze e Outros Poemas de Mediamor”. O livro foi publicado em 1986, quando o autor tinha apenas 26 anos, e morando ainda em Feira de Santana, Bahia. Mediamor, na invenção do poeta, significa o medo e amor numa única palavra, e traduz um certo sentimento gauche, aquele de que se vale Drummond para se ‘manifestar’ desajustado na vida – desajustado no sentido de nunca se deixar enquadrar por nada. Cético, à época, Jozailto estudava Letras na Universidade Estadual da mesma cidade.
Dez anos depois, e já morando em Sergipe e trabalhando no Jornal Cinform, escreveu seu segundo livro, ‘Plenespanto’. Tempos mais tardes, em 2002, outro livro, ‘Retrato Diverso’, e considerado por ele o maior de todos.
Os três livros foram premiados. O primeiro recebeu o Prêmio Godofredo Filho, em Feira de Santana, com 15 dos 115 poemas que lhe compuseram depois. Com o segundo e o terceiro ele ganhou dois Prêmio Santo Souza, em Sergipe, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura.
Participação
O lançamento da obra também contou com a presença do prefeito Edvaldo Nogueira, dos secretários de Estado da Educação, Belivaldo Chagas; da Comunicação, Carlos Cauê; do Planejamento, Oliveira Júnior; da Justiça, Benedito de Figueiredo; do Controlador Geral do Estado, Adinelson Alves, dentre outras autoridades, intelectuais e personalidades da sociedade sergipana.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Déda prestigia lançamento do livro do jornalista Jozailto Lima –