[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

 

O governador de Sergipe, Marcelo Déda, compareceu na manhã desta terça-feira à capacitação de conselheiros tutelares promovido pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides). O evento, que está acontecendo no DelMar Hotel, reúne conselheiros de cinqüenta municípios sergipanos. O objetivo é ajudar na consolidação do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (SIPIA).

Déda falou da importância de se construir uma política solidificada para a criança e o adolescente. Neste contexto, segundo ele, o papel desempenhado pelos conselheiros tutelares é fundamental. "Nós temos convicção de que uma das políticas que o Estado tem o dever de construir é a política de proteção à criança e ao adolescente. Para isso, é fundamental o trabalho que vocês, conselheiros tutelares, desempenham", disse.

Segundo o governador, os conselheiros têm a difícil missão de, em nome da sociedade, trabalhar no acompanhamento das condições da criança e adolescente denunciando os maus tratos, cobrando providências, controlando as políticas públicas e dialogando com os poderes constituídos. "Nenhuma política para esse segmento prosperará se não tiver a colaboração dessa rede de conselhos tutelares, homens e mulheres que se dedicaram ao direito da criança e adolescente", comentou.

A integração entre conselheiros de vários municípios também foi destacada por Marcelo Déda. "Não adianta ficar trabalhando em pontos separados sem compartilhar informações, sem integrar o Estado, sem dar o conteúdo e uma prática de rede. É isso que o Estado, através da nossa Seides, deseja", finalizou o governador.

Capacitação

A capacitação foi dividida em dois períodos. Durante três dias, estes conselheiros receberão informação sobre a forma de utilização do manual do sistema SIPIA, sobre a importância de conhecimento e de discutir os direitos da criança e do adolescente à luz do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O SIPIA foi um mecanismo criado em 1997, dentro do Plano Nacional da Política de Direitos Humanos. O sistema visa a gerar informações com finalidade de subsidiar a adoção de decisões governamentais sobre políticas para crianças e adolescentes.

 

 

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.