Déda participa do lançamento do Plano Nacional de Segurança
Depois de elogiar o "protagonismo do Governo Federal", o governador de Sergipe, Marcelo Déda, manifestou o interesse do Estado em participar do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), lançado nesta segunda-feira, 20, em Brasília, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com o governador, que compareceu à cerimônia no Palácio do Planalto, o plano sergipano prevê investimentos de R$ 150 milhões para os próximos quatro anos. Como o Estado não tem estes recursos, o governador manifestou pessoalmente ao ministro da Justiça, Tarso Genro, o interesse de incluir Sergipe no novo programa.
O Pronasci, com recursos assegurados pelo presidente Lula de R$ 6,7 bilhões, com desembolso programado de 2007 até 2012, atenderá, de início, às regiões brasileiras com maiores índices de violência. Mas, como detalhou Tarso Genro, o programa está aberto a todas as unidades da federação, desde que atendidas as "condicionalidades" fixadas pela proposta.
Cidadania
A grande diferença da nova estratégia de combate à violência, em comparação com outras iniciativas, é, na visão do governador Marcelo Déda, "juntar ações repressivas com políticas públicas de cidadania". Além disso, os recursos disponibilizados não poderão ser contingenciados, ou seja, terão desembolso obrigatório, assegurado pelo presidente da República. Clique e tenha mais informações sobre o Pronasci.
Para avançar na área de segurança pública em Sergipe, Déda acha importante "estabelecer parcerias", como a ofertada agora pelo Governo Federal. A vinculação das políticas públicas, respeitando a singularidade das polícias militar e civil, o policiamento comunitário, o avanço tecnológico e o planejamento estratégico, entre outros, já constam da proposta estadual e estão em sintonia com o plano nacional.
Déda espera, agora, contar com o apoio federal, coordenado pelo Ministério da Justiça, já que o Pronasci inclui outros ministérios, órgãos e autarquias do Governo Federal, para alicerçar o novo plano de segurança pública em Sergipe. "O objetivo é combater o crime e devolver a esperança de, outra vez, o Brasil ser um país pacífico", disse Marcelo Déda.
Do lançamento do Pronasci participaram, ainda, o secretário de Segurança Pública, Kércio Pinto, e o representante de Sergipe em Brasília, Pedro Lopes.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Déda participa do lançamento do Plano Nacional de Segurança – Foto: Sérgio Amaral