[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O governador Marcelo Déda participa, nesta sexta-feira, 27, de mais uma reunião do Conselho Deliberativo (Condel) da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) que visa dinamizar uma série de medidas que integram o Plano de Combate aos Efeitos da Seca lançado na última segunda-feira, 23, pela presidenta Dilma Rousseff, em Aracaju.

O encontro reúne o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, o superintendente da Sudene, Paulo Fontana, e os governadores nordestinos e da área de abrangência do órgão, no sentido de aprofundar e dinamizar o encaminhamento de diversas medidas. O encontro ocorre na sede do Instituto Ricardo Brennant, no Recife.

O governador participa do encontro ao lado dos secretários de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, Oliveira Júnior; e da Agricultura, José sobral.

“A presidenta esteve em Aracaju e anunciou investimentos na ordem de R$ 2, 6 bilhões na região do semiárido nordestino para combater os efeitos da seca e determinou uma série de medidas que serão viabilizadas nesta reunião”, disse Déda.
 
Na pauta específica do evento, estão a criação do Comitê Integrado de Combate à Seca, a criação do Comitê Gestor do Programa Água para Todos,  a assinatura dos convênios do Programa Água para todos nos estados integrantes da Sudene, além da criação da linha de crédito emergencial para combate à seca, e a financeirização do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE).
 
Ação Efetiva
 
Para o diretor de Planejamento da Sudene, o sergipano Guilherme Rebouças, dentro de suas possibilidades, a Sudene colocará sua estrutura de acompanhamento à disposição dos governadores para atuar na estratégia de combate à seca. “Temos uma estrutura de acompanhamento que pode ser utilizada para atuar na efetividade dessas ações. Além da importância do próprio Conselho Deliberativo, que é representativo, pois é formado pelos governadores, pela Confederação Nacional da Indústria, por representações dos trabalhadores e prefeitos da região, sendo um fórum privilegiado para discussão das estratégias de convivência com a seca”, afirmou o diretor.
 
Participam do encontro, o governador anfitrião, Eduardo Campos, os governadores de Alagoas, Teotônio Vilela Filho; Paraíba, Ricardo Coutinho; Ceará, Cid Gomes; Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, o vice-governador do Espírito Santo, Givaldo Vieira, e o vice-governador de Minas Gerais, Alberto Coelho, o presidente do Banco do Nordeste, Jurandir Santiago, representantes dos ministérios do Planejamento, Desenvolvimento Agrário e Social, dentre outros representantes dos demais estados e órgãos correlatos.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.