[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na tarde deste domingo, 20, o governador Marcelo Déda participou da caminhada em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down (21 de março) e das apresentações artísticas realizadas após a caminhada no Parque da Sementeira. O ato reuniu entidades, organizações não-governamentais, familiares e amigos das pessoas com a síndrome num ato para difundir informações e ajudar a eliminar qualquer tipo de preconceito. O governador estava acompanhado da primeira-dama e secretária da Assistência, Inclusão e Desenvolvimento Social, Eliane Aquino, além dos filhos João Marcelo e Mateus.

“Esta é uma iniciativa muito importante no sentido de articular os pais das crianças e dos adultos com a síndrome de Down, fazendo com eles se conheçam e possam juntos lutar pelo reconhecimento dos seus direitos. Além disso, esta é uma iniciativa que ajuda a envolver toda a sociedade no combate ao preconceito, mostrando a nossa felicidade, já que aqui não falo só como governador, mas como pai também”, afirmou Marcelo Déda, já que o seu filho Mateus também tem a síndrome de Down.

“Aqui, cada um mostra ao outro a sua felicidade e que temos consciência do presente que Deus nos deu em cada filho desse. Nesse sentido, cada pai conversando e trocando experiências com outros pais, e exibindo seu filho com orgulho, como parte da sua família, ajuda a vencer preconceitos e a mostrar e conscientizar a sociedade da grande importância de se respeitar essas crianças e esses adultos, buscando incluí-los através da abertura de oportunidades para eles”, destacou o governador.

Ainda segundo Marcelo Déda, eventos como esse também se revertem em oportunidades para cobrar do poder público políticas específicas que ajudem a aumentar as oportunidades, ampliar a assistência e fortalecer a atenção especial a essas pessoas que são tão especiais. “Estou aqui na dupla condição de governador, para ser cobrado, e na condição de pai, para cobrar que cada vez mais as prefeituras, o Governo do Estado, o Governo Federal, a classe empresarial e a sociedade como um todo compreendam que essas crianças e adultos tem muito a oferecer à sociedade, e que só precisam de amor, compreensão e de oportunidades”, concluiu o governador.

Inclusão

Já para a primeira-dama e secretária de Inclusão Social, Eliane Aquino, eventos como esse são importantes para combater efetivamente o preconceito na sociedade sergipana. “Aqui se percebe que é equivocada a ideia de alguns de que as pessoas com síndrome de Down devem viver à margem da sociedade. Nós queremos mostrar que estas são pessoas tem o mesmo potencial, claro que observando as limitações da síndrome, e que podem ser inseridas na sociedade. Assim como todas as outras deficiências, como a auditiva e a visual, o que nós queremos é que estas pessoas façam parte, interajam e mostrem seus potenciais. O que vimos aqui é fundamental para conquistarmos esse objetivo”, exemplificou a primeira dama.

Também participaram dos atos parlamentares como a deputada estadual Ana Lúcia Meneses, o senador Eduardo Amorim, o secretário de Estado do Planejamento, José de Oliveira Júnior, os secretários municipais de Assistência Social, Bosco Rolemberg; e de Educação, Antônio Bittencourt, dentre outras autoridades e personalidades da sociedade sergipana.

A programação contou ainda com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse), sob a regência de Daniel Nery, além da banda “Casa do Zé”, que animaram os presentes na programação do ‘Domingo no Parque’ que também integrou as comemorações aos 156 anos da capital.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.