Déda participa das homenagens ao aniversário de 155 anos de Aracaju
Na manhã desta quarta-feira, 17, o governador Marcelo Déda participou dos eventos promovidos pela Prefeitura de Aracaju em comemoração ao aniversário de 155 anos da capital. No início da manhã, o governador compareceu à missa em Ação de Graças, celebrada pelo arcebispo Dom José Palmeira Lessa, tradicionalmente realizada na Igreja de Santo Antônio, no bairro Santo Antônio, de onde foi iniciado o povoamento da capital.
Na sequência, o governador participou da cerimônia em homenagem ao fundador e responsável pela transferência da capital de São Cristóvão para Aracaju, em 1855, Ignácio Joaquim Barbosa. Com a aposição de flores no obelisco erguido onde repousam os restos mortais do homenageado, a cerimônia de caráter cívico ressaltou a importância do ato de ousadia e coragem que deu início ao desenvolvimento da capital sergipana.
“É um orgulho poder comemorar o aniversário de uma capital tão bela e onde vive um povo tão bom. Aracaju é a marca do talento sergipano. A partir da sua fundação, Sergipe mudou”, avaliou o governador. “Por isso, numa data como essa, toda a nossa alegria, amor e afeto vem para esse povo que, às margens do rio Sergipe e do oceano Atlântico, construíram uma capital da paz, da tranquilidade e do trabalho. Temos que parabenizar a nossa Aracaju, desejando mais 155 anos de sucesso”, sentenciou Déda.
Parceria e investimentos
Nesse contexto, ainda segundo o governador, é uma grande alegria para o Governo do Estado poder anunciar investimentos, em parceria com a Prefeitura de Aracaju, que visam melhorar a qualidade de vida oferecida pela capital, a partir do projeto Sergipe Capital, que prevê investimentos estruturantes para ampliar a possibilidade de receber eventos, recuperação de logradouros públicos, criação de novas vias e recomposição urbanística em diversas localidades da capital. “Nós estamos vislumbrando, com a realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, tendo Salvador (BA) como uma das sedes, a possibilidade de tornar Aracaju uma das sub-sedes, trazendo para cá uma das seleções, atraindo a atenção da mídia internacional”, enfatizou o governador.
“Esta luta para ser realizada necessita que Aracaju esteja preparada, e nós vamos começar desde agora esta preparação a partir de investimentos da ordem de R$ 150 milhões em sua infraestrutura de trânsito, ampliação de espaços de turismo e de lazer, estímulo à prática esportiva, dentre outras realizações”, salientou o governador.
Desenvolvimento
De acordo com Marcelo Déda, da mesma forma como buscou promover ações de desenvolvimento em todo o interior, através do programa Sergipe Cidades, o Governo do Estado também busca promover um desenvolvimento ainda mais pujante de Aracaju com o projeto Sergipe Capital.
Já segundo o prefeito da capital, Edvaldo Nogueira, a comemoração dos 155 anos da capital se transforma num momento histórico para consolidar ainda mais o reconhecimento nacional que Aracaju já tem como a capital da qualidade de vida do norte e nordeste do país.
“Nestas comemorações estamos também construindo momentos históricos para a história da cidade. Esta é uma realidade que vem sendo edificada ao longo dos últimos anos, e que honra à memória do seu fundador e das gerações de sergipanos que dedicaram o seu esforço e capacidade para a construção de uma das mais belas cidades do Brasil”, declarou o prefeito.
Participação
Participaram dos atos em comemoração ao aniversário da capital, o senador Antônio Carlos Valadares, o vice-prefeito da capital, Silvio Santos, o presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju, Emmanuel Nascimento, dentre outras autoridades civis, militares e eclesiásticas, secretários de Estado e secretários municipais.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Déda participa das homenagens ao aniversário de 155 anos de Aracaju – Governador Marcelo Déda hasteia a bandeira juntamente com o prefeito Edvaldo Nogueira e o viceprefeito Silvio Santos / Fotos: Marcos Rodrigues/ASN