[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O governador de Sergipe, Marcelo Déda, participou da solenidade de posse de seu colega de turma de faculdade Cezar Britto como presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Acompanhado da primeira dama, Eliane Aquino, do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, e da presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, Marilza Maynard, Marcelo Déda chegou à sede da OAB em Brasília e se dirigiu ao gabinete da Presidência, onde se encontrou com Cezar Britto e várias autoridades sergipanas e do Poder Judiciário nacional antes da cerimônia.

O novo presidente nacional da OAB se mostrou feliz com a presença de Marcelo Déda e de Edvaldo Nogueira e Marilza Maynard. "Neste dia especial, Brasília se torna por algumas horas a capital política de Sergipe. Algumas das principais autoridades sergipanas estão aqui", disse Cezar Britto.

O governador mostrou alegria por ver seu colega de faculdade assumir o mais alto posto da advocacia no país. "É uma grande satisfação para mim e todos os sergipanos ver meu colega de turma alçar esse vôo ao topo da mais importante instituição da sociedade civil brasileira. Cezar colhe agora a recompensa de longos anos de militância na advocacia e de dedicação à OAB e aos valores da cidadania", disse Déda.

Cerimônia de posse

Às 19h30min, as autoridades se dirigiram ao auditório da OAB, onde cerca de 200 convidados, entre conselheiros e ex-presidentes da Ordem, membros dos três poderes federais, além de familiares, colegas advogados e amigos do novo presidente, assistiram à transmissão do cargo ocupado por Roberto Busato. Cezar Britto ficará no comando da OAB até 2010.

Fotos: Eugenio Novaes/OAB

Marcelo Déda integrou a mesa, composta também por ex-presidentes da OAB, e os ministros das Relações Institucionais, Tarso Genro, da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, e do Supremo Tribunal Federal (STF), Sepúlveda Pertence. Também compôs a mesa o vice-presidente da União Ibero-Americana de Colégios de Advogados e presidente Federação Argentina de Colégios de Advogados Carlos, Alberto Andreucci.

Antes mesmo de iniciar seu discurso, Britto enalteceu a presença de Marcelo Déda, relembrando, com emoção, o tempo em que estudavam juntos e militavam na faculdade de Direito. "Lembro-me que Déda foi escolhido orador de toda faculdade e hoje eu penso: quem diria que o destino nos iria reservar posições tão desafiadoras, meu colega e amigo?", recordou Cezar, em meio a aplausos.

Durante a cerimônia, o Hino Nacional Brasileiro foi interpretado pelo sergipano Valtinho do Acordeon, o que emocionou os presentes. Advogado trabalhista natural de Propriá, Britto foi eleito na quarta-feira, 31 de janeiro, tendo concorrido em chapa única com o apoio da maioria dos Conselhos Estaduais. "A Ordem dos Advogados do Brasil é, sem dúvida, a mais importante instituição da sociedade civil brasileira. É, também, um símbolo da luta pelos direitos e pela cidadania em nosso país. Ter um sergipano, advogado trabalhista da minha geração e meu companheiro nas lutas pela democracia assumindo o cargo de presidente da OAB é motivo de grande orgulho", afirmou Marcelo Déda.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.