[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Mais uma unidade de ensino foi entregue aos sergipanos pelo governador Marcelo Déda após ser totalmente reformada pelo poder público estadual. Desta vez quem está de cara nova é a tradicional Escola Estadual Esperidião Monteiro, situada no Centro do município de Santo Amaro das Brotas. O investimento na recuperação e ampliação de sua estrutura chegou aos R$ 468.613,79.

A escola da rede estadual, que atualmente possui 570 alunos matriculados, é a 58ª a ser entregue de um total de 87 que deverão passar por reformas. “Desde que assumimos o Governo, um dos problemas mais graves que encontramos foi a situação desgastada, depreciada, sucateada da rede estadual de ensino. Escolas que há mais de três décadas não conheciam uma reforma; outras em situação que punham em risco alunos e professores; outras fechadas há 11 anos; outras necessitando de ampliação”, colocou o governador.

De lá para cá, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, já investiu mais de R$ 46 milhões na reforma das 58 escolas já entregues. No momento, outras 11 estão em reforma e mais 18 estão em processo de licitação.

Com relação ao mais novo resultado desse investimento na Educação sergipana, Déda destacou ser uma escola tradicional, construída ainda no governo Graccho Cardoso. “Nós estamos entregando a Escola Esperidião Monteiro completamente reformada, ampliada, para funcionar em melhores condições para professores e alunos. É mais um investimento do Estado na melhoria de nossa rede física da educação, buscando qualificar o trabalho dos professores e melhorar a educação em nosso estado”, acrescentou o governador.

O prédio do Esperidião Monteiro possui uma área de 985,78 metros quadrados. A área reformada equivale a 924,72 metros quadrados e a área ampliada chega a 61,06 metros quadrados. “O que queremos é ver o aluno estimulado a comparecer à escola e poder ter um bom ensinamento, mas aqui os alunos estavam sofrendo. Na verdade o que o governo tem feito não são reformas, mas sim reconstruções de escolas que estavam abandonadas há anos”, enfatizou o secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas.

De acordo com o prefeito de Santo Amaro das Brotas, José Ivaldo Costa, a reforma da Escola Estadual Esperidião Monteiro representa um marco para o município. “Nosso objetivo é buscar desenvolver ações que venham a melhorar a qualidade de vida do nosso povo e foi isso que o Governo trouxe com a reforma de nossa escola”, afirmou o prefeito.

Detalhes da obra

Com a reforma, a escola estadual foi beneficiada com pintura em todo o prédio; revisão geral da cobertura; implantação de instalações elétricas, hidráulicas e hidrossanitárias novas; adequação de salas de aula já existentes para a implantação de sala de informática contendo dez computadores, sala de vídeo, biblioteca e sala de professores, além de execução da rampa de acessibilidade na entrada do prédio.

As salas de aula e outros ambientes da escola ganharam revestimento cerâmico e forro PVC. O piso de alta resistência recebeu polimento e enceramento. Foram colocadas portas em madeira de lei e construído reservatório com capacidade para 10 mil litros de água. Foi ainda construído gradil padrão Cehop e pórtico padrão Seed e substituídos todos os basculantes em madeira por basculantes em alumínio.

Na parte de ampliação da obra, o Esperidião Monteiro ganhou mais um banheiro masculino, um depósito de material de limpeza e uma casa de gás.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.