[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O governador Marcelo Déda empossou oficialmente cinco novos secretários de Estado na manhã desta sexta-feira, 1º, consolidando a reforma administrativa conforme projeto aprovado pela Assembleia Legislativa. Tomaram posse os novos secretários Iran Barbosa (Direitos Humanos e da Cidadania); Élber Batalha Filho (Turismo); Sérgio Ferrari (Desenvolvimento Urbano) e Maria Teles (Secretaria Especial de Políticas para Mulheres), além do novo secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, José de Oliveira Júnior, que já respondia pela Secretaria de Planejamento.

A solenidade reuniu autoridades, lideranças políticas, parlamentares, prefeitos e membros da administração estadual e administrações municipais no auditório do Banese, na avenida Augusto Maynard.

“Nós estamos implantando definitivamente a nova estrutura de governo que planejamos para esse segundo mandato. Com a posse dos novos secretários e o início do funcionamento das novas secretarias, podemos dizer que está implantado o novo projeto administrativo de governo”, destacou o governador Marcelo Déda, ao antecipar que já na próxima semana anunciará mudanças no segundo escalão de governo.

Ainda segundo Marcelo Déda, as mudanças propostas são reflexos de uma avaliação criteriosa dos aspectos positivos e negativos da primeira administração, buscando suplantar eventuais lacunas que não foram devidamente preenchidas, dar mais agilidade e eficiência à administração, além de estabelecer absoluta prioridade e foco na área social.

“Vamos por para funcionar a nova Seplan, que é uma secretaria articulada com gestão, logística e administração, buscando mais eficiência no controle da execução orçamentária e beneficiando a gestão de governo”, detalhou Déda. “Já a Secretaria de Desenvolvimento Urbano será a grande ferramenta para desconcentrar as obras da Seinfra, e para buscar mais agilidade nas áreas de saneamento básico, habitação, além do apoio e suporte às políticas que dizem respeito aos municípios”, complementou o governador.

Em relação às secretarias de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres, o governador afirmou que elas terão a tarefa de ‘abrir espaços’ para a agenda social na administração. “Diante da atribuição das secretarias e do perfil dos secretários indicados, estamos deixando clara a nossa prioridade ao social nessa nova gestão”, apontou Déda.

Para o turismo, o governador expôs um panorama de crescente evolução, não só pela própria dinâmica da atividade no estado, bem como pelas perspectivas apresentadas diante da realização da Copa do Mundo de 2014, que poderá alavancar diversas iniciativas exitosas para Sergipe que tem um arcabouço de argumentos sólidos para pleitear o posto de uma das subsedes.

“Para consolidar esta tarefa escolhemos um jovem promissor, com visão executiva, parlamentar competente e atento às necessidades da sociedade, além de ser um legítimo representante de uma nova geração de homens públicos que começa a despontar em Sergipe e no Brasil”, declarou o governador em relação ao novo secretário Elber Batalha Filho.

Nova modelagem

Ainda de acordo com o governador, a administração buscou adotar modelos de secretarias extremamente ‘enxutos’ do ponto de vista da estrutura operacional. “No próprio projeto enviado à Assembleia já estava inserido o planejamento de contenção deste ano, e as secretarias começarão a funcionar com os recursos disponíveis e planejados, do próprio governo, na implementação de suas respectivas prioridades”, argumentou Déda.

Perfil dos secretários

Conheça o perfil dos novos integrantes empossados oficialmente pelo governador Marcelo Déda na administração estadual:

Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão: José de Oliveira Júnior (PT)

Natural de Itabaiana, é economista (UFS) com pós-graduação em Ciências Sociais e em ciências organizacionais, com foco em empreendedorismo, Oliveira Júnior assumiu funções gerenciais na área de logística e de tecnologia da informação na Caixa Econômica Federal. Na Prefeitura de Aracaju exerceu o cargo de Secretário Municipal de Administração, Governo, respondendo também como secretário Chefe de Gabinete e Secretário de Finanças. Foi Secretário-Chefe da Casa Civil de janeiro de 2007 a fevereiro de 2011, quando assumiu a Secretaria de Estado do Planejamento.  Filiado ao PT desde a fundação.

Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano: Antônio Sérgio Ferrari Vargas

Natural de São José do Rio Preto/SP, é  graduado em Engenharia de Minas pela UFMGs e mestre em Planejamento de Minas (Ecole de Mines de Nancy – France).

Trabalhou na Mineração Morro Velho e foi professor da UFMG e da Fanese. Na Petromisa foi Superintendente. Foi presidente do Sindicato dos Engenheiros de Sergipe; conselheiro e membro do Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura e do Conselho Fiscal do Clube de Engenharia. Foi presidente da EMURB na gestão Marcelo Déda na Prefeitura de Aracaju. Foi Diretor Administrativo e Financeiro do Hospital de Cirurgia e prestou consultoria na área de engenharia a empresas como Bunge Fertilizantes S.A., Yamana do Brasil e MFW Engenharia.

Assumiu a Subsecretaria de Estado da Habitação e Programas Especiais em julho de 2009.

Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres: Maria Teles (PT)

Natural de Aquidabã, é professora e assistente social com pós-graduação em Ciências Sociais.  Iniciou a militância política no movimento estudantil nos anos 70, em plena ditadura. Foi membro do Diretório Estudantil de Serviço Social e do Diretório Acadêmico da UFS.

Extensionista Rural da Emdagro, desde 1975 trabalha junto às mulheres trabalhadoras rurais em seu processo de organização e luta por espaço político dentro dos sindicatos (atualmente uma mulher está à frente da Fetase). Atuou na luta pela estruturação do Sindicato das Assistentes Sociais e no Cras, hoje Cress (Conselho Regional de Serviço Social).

Iniciou a militância partidária em 1980, com o nascimento do PT, onde permanece até hoje. Fundou o Diretório do PT em Riachuelo, foi membro da Executiva Estadual do Partido, atualmente ocupa a vice-presidência do Diretório Municipal de Aracaju e é Coordenadora Estadual do Setorial de Mulheres e membro do Coletivo Nacional de Mulheres do PT.

Antes de assumir a Secretaria, trabalhava no Programa Municipal de DST/Aids da Prefeitura de Aracaju na execução do Plano de Enfrentamento à Feminização da Aids e na interlocução com as ONGs, na proteção e prevenção.

Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania: José Iran Barbosa Filho (PT)

Nasceu em Aracaju. Graduado em História e em Direito pela UFS, foi professor substituto da UFS e da Escola Técnica Federal de Sergipe. Após lecionar na rede privada, Iran tornou-se professor efetivo de História da Rede Estadual de Sergipe em 1988. Foi vice-presidente (1995-1998) e presidente por dois mandatos do Sintese (1998-2004). Entre 2002 e 2005, foi diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação.

Elegeu-se vereador em Aracaju em 2004, sendo líder do PT na Câmara Municipal e presidente da Comissão de Educação e Direitos Humanos. Em 2006, elegeu-se Deputado Federal. Na Câmara Federal, atuou na Comissão de Educação e Cultura e foi um dos coordenadores da Frente Parlamentar da Terra e coordenador estadual da Frente Parlamentar pela Cidadania LGBT.

Secretaria de Estado do Turismo: Élber Batalha Filho (PSB)

Natural de Aracaju, bacharel em Direito e Defensor Público do Estado de Sergipe. Atualmente está no segundo mandato na Câmara Municipal de Aracaju, onde prioriza a revisão do Plano Diretor da Capital, valorizando projetos que garantam à população melhor qualidade de vida e tragam maior desenvolvimento à cidade.

Na Câmara Municipal, postulou regras para dinamizar o trânsito e regulamentar o meio ambiente na cidade de Aracaju.

Participação

Prestigiaram a posse dos novos integrantes da administração estadual, o vice-governador Jackson Barreto; o prefeito da capital, Edvaldo Nogueira, o vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, Silvio Santos; a deputada Conceição Vieira, representando a Assembleia Legislativa; o desembargador José Alves Neto, presidente do Tribunal de Justiça; a conselheira Isabel Nabuco, presidente do Tribunal de Contas; o procurador geral de Justiça, Orlando Rochadel, representando o Ministério Público, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, vereador Emmanuel Nascimento; o senador Eduardo Amorim, e os deputados federais Valadares Filho, Rogério Carvalho, Márcio Macêdo e Heleno Silva, dentre outros parlamentares e autoridades. 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.