[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, se encontrou na tarde de ontem, em Brasília, com o ministro da Educação, Fernando Haddad. Acompanhado do senador Antônio Carlos Valadares e do reitor da Universidade Federal de Sergipe, Josué Modesto dos Passos Subrinho, eles ratificaram o completo apoio à aprovação de um novo campus universitário no interior de Sergipe, além do já aprovado e que funcionará na cidade de Itabaiana. Os prefeitos de Porto da Folha, Manoel de Rosinha, e o de Poço Verde, Antônio Dória, testemunharam a audiência.

Marcelo Déda fez questão de afirmar que não tem qualquer obstáculo à implantação de um novo campus na cidade de Lagarto ou em outro município de Sergipe. O prefeito e o senador Antônio Carlos Valadares apoiaram integralmente o pleito da UFS, apresentado pelo reitor Josué Modesto, buscando a ampliação de vagas para professores que irão trabalhar no campus de Itabaiana. O reitor apresentou ainda o projeto de expansão da UFS, objeto de emenda coletiva de bancada.

Ao ministro Fernando Haddad, o prefeito, o senador e o reitor pediram especial atenção do para a liberação desses recursos no orçamento de 2006 e foram informados que o único projeto executado pelo MEC para Sergipe é o do Campus de Itabaiana. O ministro disse que ações destinadas para inaugurá-lo até agosto do próximo ano estão em curso, e apontou para a expectativa de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aprovar no início do próximo ano o segundo plano de expansão e interiorização das universidades brasileiras.

Desta maneira, seria levado em conta, nos estudos do MEC, não apenas a cidade de Lagarto, mas as cidades de Nossa Senhora da Glória, Estância e Porto da Folha. Fernando Haddad fez questão de frisar que o plano de expansão que está sendo executado obedeceu estudos eminentemente técnicos, relatando que não houve um único parlamentar que, no Congresso Nacional, questionasse a aplicação rigorosa desses critérios pelo MEC.

O ministro registrou que em momento algum recebeu qualquer sugestão de veto ou impedimento à implantação de campus no interior sergipano. O prefeito Marcelo Déda e o senador Antônio Carlos Valadares reiteraram pessoalmente ao ministro que apoiarão toda e qualquer ação do ministério que beneficie Sergipe. Reafirmaram o desejo de que o estado seja contemplado no plano de expansão, e que se a cidade de Lagarto for escolhida, serão os primeiros a aplaudir a decisão do MEC.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.