[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O governador de Sergipe, Marcelo Déda, e a primeira-dama, Eliane Aquino, participaram da solenidade de abertura dos I Jogos Sergipanos da Mulher, na noite deste sábado, 8, no ponto culminante das comemorações alusivas ao "Dia Internacional da Mulher" em Sergipe. A primeira-dama foi a madrinha da competição e fez a declaração de abertura dos jogos na solenidade, que contou com diversas apresentações artísticas. O ato reuniu centenas de pessoas no Ginásio do Sesi, no conjunto Augusto Franco, em Aracaju.

A iniciativa desenvolvida pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL), visa promover e estimular cada vez mais a participação feminina em atividades esportivas no Estado. "Esta é uma realização que busca homenagear a mulher sergipana e, ao mesmo tempo, mostrar à sociedade que o esporte é hoje uma atividade que deve envolver todos. As mulheres conquistaram seu espaço também no esporte", destacou o governador Marcelo Déda.

Emoção

Em um dos momentos mais emocionantes da solenidade, dentre diversas apresentações, a aluna Renata Raíssa de Araújo Santana, que é portadora de paralisia cerebral, acompanhada da bailarina e coreógrafa da Academia Sergipana de Ballet, Lavínia Teixeira, executou o número "Mulher exemplo de força e persistência". A apresentação foi aplaudida de pé, por toda a platéia.

Após o desfile das equipes participantes, a primeira-dama fez a declaração de abertura do evento, que foi marcada pelo tradicional acendimento da ‘Pira Olímpica’. "Em praticamente todas as modalidades, já há uma expressiva participação feminina, com uma grande performance, mostrando que a mulher também avança no esporte, como em diversos outros campos sociais. O dever do Estado é estimular cada vez mais iniciativas como essa para que a mulher reafirme a execução de um novo papel, com igualdade e liberdade", frisou a primeira-dama, Eliane Aquino.

Homenagem

Em seguida, foi prestada uma homenagem a diversas mulheres que alcançaram destaque na prática ou no estímulo a atividades esportivas em Sergipe. Foram homenageadas Iracema Soares de Souza (Atletismo), Célia Costa Pinto (Basquetebol), Patrícia Gomes (Futebol de Campo), Iandra Cássia Dantas Gonçalves (Futsal), Vera Martha  (Ginástica Geral), Jane dos Santos (Handebol), Luzinalva Pereira Silva Santos (Karatê), Creunice de Jesus Santos (Voleibol) e  a professora Suzana Valois. 

Prestigiaram a solenidade o senador Antônio Carlos Valadares, o deputado federal, Valadares Filho, a deputada estadual Tânia Soares, o vereador de Aracaju, Chico Buchinho, o presidente da Federação Sergipana de Futebol, José Carivaldo de Souza, além dos secretários de Estado do Esporte e do Lazer, Leó Filho, da Comunicação Social, Eloísa Galdino, e da Administração, Jorge Alberto.

Competição

Imediatamente após a solenidade de abertura, foi realizada a primeira competição, com um jogo de handebol entre as equipes do Colégio Dinâmico e o time de Nossa Senhora da Glória.

Os I Jogos Sergipanos da Mulher contam com cerca de 620 atletas inscritas, que disputarão competições nas modalidades Atletismo, Dama, Futsal, Futebol, Jiu-Jitsu, Natação, Capoeira, Dominó, Ginástica Geral, Judô, Voleibol, Ciclismo, Handebol, Karatê, Xadrez e Vôlei de Praia 4×4. Estão inscritas no evento 48 entidades de diversos municípios do Estado.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.