[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O governador de Sergipe, Marcelo Déda, recebeu nesta terça-feira, 29, a Grã-Cruz da Ordem de Rio Branco pessoalmente do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Na cerimônia, realizada no Palácio do Itamaraty, em Brasília, Déda dividiu a honraria – o mais elevado grau desta condecoração – com os sergipanos. "Se algum destaque eu tive, foi buscar interpretar o sentimento e os valores da gente sergipana", disse Déda.

O governador espera que a comenda sirva para atrair mais as atenções do país para o estado de Sergipe. "Esta é uma homenagem à luta do povo de Sergipe, que compartilho com todas as cidadãs e todos os cidadãos da minha terra, que têm me ajudado ao longo da minha vida política", afirmou Marcelo Déda.

A Ordem de Rio Branco foi instituída em 1963, em homenagem ao Barão do Rio Branco, patrono da diplomacia brasileira, e tem como finalidade condecorar àqueles que, ‘pelos seus serviços ou méritos excepcionais, se tenham tornado merecedores dessa distinção’.

Ao lado do governador, foram também contemplados com o grau máximo da Ordem os governadores Binho Marques, do Acre, Eduardo Campos, de Pernambuco, Sérgio Cabral, do Rio de Janeiro, e Wilma de Faria, do Rio Grande do Norte, os ministros Alfredo Nascimento, dos Transportes, Edson Santos, da Promoção da Igualdade Racial, José Múcio Monteiro, das Relações Institucionais, Luiz Marinho, da Previdência Social, e Paulo Vannuchi, dos Direitos Humanos, além do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.

Entre os homenageados com a Ordem de Rio Branco estiveram personalidades do mundo artístico e do jornalismo, além de cidadãos comuns distinguidos pelos serviços prestados ao país. Foi o caso da sergipana Maria Salete Carvalho Reis. Natural de Estância, moradora há 39 anos da capital da República, a bibliotecária fez questão de registrar o dia especial com uma foto ao lado do governador.

José Wilker, consagrado ator da TV Globo, e Gervásio Baptista, repórter-fotográfico com 50 anos de fotojornalismo, também integraram o grupo de homenageados pelo conselho da ordem, a quem cabe a indicação dos agraciados. São membros do conselho, entre outros, o presidente da República e o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.

À cerimônia compareceram o secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Benedito Figueiredo, o deputado federal Jakson Barreto e o representante do Estado em Brasília, Pedro Lopes.

 

VEJA MAIS FOTOS NA GALERIA DE IMAGENS

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.