[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

No final da manhã desta quarta-feira, 4, o governador Marcelo Déda recebeu em audiência no Palácio dos Despachos o senador da República, Lauro Antônio Menezes, que, como suplente, assumiu (no início de dezembro) após o afastamento do senador Eduardo Amorim por motivo de saúde. Ele apresentou ao governador uma série de questões que tem merecido a atenção do seu mandato no Senado da República.

Entre as informações relatadas, o senador anunciou que no próximo dia 12 de março a Subcomissão de Turismo do Nordeste, da qual é o vice-presidente, se reunirá em Sergipe para discutir diversas temáticas relacionadas ao turismo na região. “Como vice-presidente da comissão, o senador Lauro Menezes veio anunciar essa iniciativa do Senado e, ao mesmo tempo, solicitar apoio do Governo do Estado para infraestrutura do evento e para a construção, junto com o seu gabinete, da agenda de interesses do Estado de Sergipe nessa reunião”, destacou o governador Marcelo Déda.
De imediato, o governador encaminhou a demanda para a Secretaria de Estado do Turismo e a Empresa Sergipana do Turismo (Emsetur), para que ofereçam todo o suporte para a subcomissão e ao mandato do senador, além de todas as informações pertinentes à política de turismo do Governo do Estado.

Avanços da Maré em Sergipe

O senador também apresentou ao governador suas preocupações em relação aos problemas no litoral sergipano, sobretudo em relação aos avanços da maré em diversos pontos. “Temos testemunhado nos últimos anos um avanço significativo do mar no litoral sergipano, onde há pontos onde essa ação é mais agressiva, e outros pontos onde moderadamente já começa a apresentar preocupações”, ponderou o governador.

Segundo ele, o problema verificado na praia do Saco, uma das mais belas praias de Sergipe e uma das 100 mais bonitas do mundo, onde são verificados danos de grande dimensão, sobretudo na sua parte fluvial, na foz do rio Real, demonstram um avanço extremamente destrutivo. “O senador nos trouxe a preocupação com os danos a propriedades e danificando patrimônios que têm sido alvo de sua ação em Brasília, inclusive nas visitas a ministérios, chamando a importância de se estudar uma forma de conter a destruição desta praia que é um ativo de Sergipe do ponto de vista turístico”, avaliou o governador.

Ainda segundo Déda, a praia do Saco é um “capital” e terá um papel fundamental nas perspectivas futuras do turismo sergipano, inclusive no momento em que o Governo do Estado investe na construção da ponte Gilberto Amado que liga o litoral Norte da Bahia com o litoral Sul de Sergipe. “Isto abrirá a possibilidade de acolher esse fluxo turístico a partir da Bahia, onde está o grande aeroporto internacional da região, possibilitando todas as consequências do turismo que são a geração de emprego e renda e o desenvolvimento econômico. Por isso, os danos ocorridos na região têm chamado a atenção do senador, que me trouxe a preocupação dos moradores e empreendedores da área”, acrescentou.

O Déda informou ao senador que o Governo está iniciando um trabalho paliativo na Barra dos Coqueiros (Atalaia Nova) e na praia da Caueira, em Itaporanga, onde também são verificados danos, mas que está sendo realizado um estudo de todo o litoral sergipano para identificar as áreas de maior agressividade e impacto humano.

“Quando estes estudos forem concluídos, em meados de março, o senador vai nos acompanhar numa visita ao Ministério das Cidades e aos ministérios vinculados a área, para que estudemos parcerias e alternativas que nos ajudem a enfrentar esse problema que começa a ser de relativa gravidade no estado”, apontou o governador.

Segundo ele, será feito um detalhamento de todos os danos provocados pelas marés, além da construção de um plano de intervenções oferecendo prioridades a partir do impacto social ocasionado pela invasão do mar em determinados pontos do litoral.

Atracadouros e Apoios Turísticos

O senador apresentou ainda a sua preocupação em relação a atracadouros e os chamados apoios turísticos existentes em diversos pontos do litoral, especialmente no litoral Sul, já que são elementos importantes para o fluxo turístico.
“Alguns destes são intensamente utilizados e outros estão há muito tempo com pouca ou nenhuma utilização. A sugestão do senador é que levantássemos a situação dos atracadouros de modo a consolidar o seu papel dentro da infraestrutura turística do estado. De imediato, já determinamos a recuperação do atracadouro existente em Porto de Nangola, que é um dos mais utilizados na região”, anunciou Déda. A partir da identificação e recuperação destes atracadouros, a ideia é convocar o trade e os agentes do turismo receptivo para voltar a utilizar estes equipamentos.

Relato

O senador também fez um relato de sua atuação neste período em que substitui o senador Eduardo Amorim. “O senador Lauro Antônio mais uma vez se colocou à disposição do Governo de Sergipe para contribuir na luta por mais recursos e mais desenvolvimento e, ao mesmo tempo, fiz questão de registrar que, mesmo com a interinidade de pouco tempo, o senador conseguiu destacar o seu trabalho no Senado, mostrando-se extremamente atencioso com prefeitos, demais parlamentares e com o próprio governador, além de atuar nos ministérios e comissões do Senado nos assuntos do interesse de Sergipe”, reconheceu o governador.

“Eu, pessoalmente, no último mês, mantive contato telefônico três ou quatro vezes com o senador onde ele me relatou atividades ou onde solicitei o apoio dele na relação com o Ministério do Turismo. Aproveitei para agradecer a forma como ele tem se comportado e a colaboração que tem oferecido ao Governo do Estado”, registrou Déda.

Espírito Colaborativo

Segundo o senador, este foi um encontro muito positivo para reforçar a ação parlamentar. “Quero agradecer a atenção do governador, pois, como sempre falo, a união é que faz a força. O governador mostrou uma grande receptividade, anotou todas as sugestões e encaminhou de imediato as principais reivindicações que apresentei. Fiz questão de registrar que estou aqui para colaborar com o povo sergipano e com o Governo do Estado na busca de melhorar as condições de vida de toda a população sergipana. Coloquei todos os pontos que norteiam minha atuação em Brasília para juntos caminharmos em prol do nosso povo”, concluiu.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.