[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O governador Marcelo Déda decretou Luto Oficial de três dias pela morte de José Martins Ribeiro Nunes, 83 anos, mais conhecido como ‘Zé Peixe’. Segundo informações de familiares, Zé Peixe faleceu antes mesmo de chegar ao hospital. O corpo de Zé Peixe vai ser velado às 20h, na Capitania dos Portos, e o sepultamento acontece nesta sexta-feira, 27, no cemitério Santa Isabel, em horário ainda a definir.

Para o governador, que recebeu a notícia da morte de Zé Peixe quando estava em Carmópolis visitando obras, Sergipe perde um personagem simbólico. “Um sergipano ilustre, um filho do povo. O amor pela natureza, a coragem pessoal, e paixão pelo mar marcaram a sua biografia. Todo o desenvolvimento de Sergipe, especialmente aquele trazido pela Petrobras, teve a participação de Zé Peixe. Era um grande prático do Porto de Sergipe. Era, talvez, o único prático que sabia, naquela época, conduzir os barcos da Petrobras, os navios e outras embarcações  que adentravam o rio Sergipe”.

Déda disse ainda que Zé Peixe é um dos mais importantes filhos da história de Sergipe. “Identificado com o nosso estado, símbolo dos valores da gente sergipana, corajoso, amante e protetor da natureza, uma lenda de Sergipe, um nome que deverá ficar na memória do nosso povo como símbolo de heroísmo e sergipanidade”.

Sobre Zé Peixe

José Martins Ribeiro Nunes, mais conhecido como Zé Peixe, nascido em Aracaju em 5 de janeiro de 1927, foi um prático brasileiro que se tornou uma figura lendária no estado devido ao seu modo incomum de exercer sua atividade. Foi agraciado com diversos prêmios e homenagens, e é lembrado como um dos sergipanos mais notórios de todos os tempos.

Por muitos anos, Zé Peixe atuou como prático, conduzindo embarcações que entravam e saíam de Aracaju pelo Rio Sergipe. O inusitado, em sua tarefa, se devia ao fato de não necessitar de embarcação de apoio para transportá-lo até o navio.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.