Déda acompanha desfile de 7 de setembro e destaca civismo do sergipano
A diversidade cultural e étnica brasileira foi tema do desfile deste 7 de setembro na avenida Barão de Maruim, em Aracaju. Este ano, o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Educação (Seed), abordou o assunto “Brava Gente Brasileira” para celebrar os 190 anos da Independência do Brasil. O governador Marcelo Déda acompanhou a solenidade juntamente com o secretário estadual de Educação, Belivaldo Chagas. Mais de dois mil estudantes da rede estadual, particular e federal, além de militares, cruzaram a avenida em comemoração à Pátria.
“O sete de setembro é a data mais importante do nosso calendário cívico porque celebra a independência do nosso País, o nascimento da nossa nação. Devemos todos refletir sobre a trajetória do povo brasileiro, pensar nos heróis que formaram essa pátria. Graças ao trabalho de milhões de homens como Pedro I, José Bonifácio e Tiradentes, somos um país independente. Por isso que o tema celebrado no desfile é a Brava Gente Brasileira, para homenagear esse povo que diariamente constrói o Brasil. Além disso, comemoramos 190 anos de independência com o Brasil vivendo um momento de desenvolvimento. Hoje, somos a sexta economia do mundo, tiramos mais de dez milhões da pobreza, criando, assim, uma nova classe média. Somos um País que devolveu ao seu povo a esperança”, declarou o chefe do Executivo.
Déda enalteceu a cidadania do sergipano, a qual levou mais de dez mil pessoas para a avenida Barão de Maruim, conforme estimativas da Polícia Militar de Sergipe. “Essa é uma data que celebra a liberdade do povo. Em Sergipe, há uma tradição do desfile cívico de Aracaju, onde as pessoas comparecem em massa. Esse é um dos momentos mais bonitos do nosso Estado, comemoramos com muita alegria este dia. O que me comove é que as pessoas vêm para rua, trazem os pais, os filhos, sentam-se nas calçadas, aplaudem as escolas, as forças militares e, sobretudo, o Brasil. O público vem para dizer que quem sustenta um país independente é um povo consciente, não é o presidente, o governador, nem as forças armadas”, afirmou.
Marcelo Déda disse que as comemorações da Independência espelham o crescimento econômico e social do País e citou o pronunciamento da presidenta Dilma Rousseff na quinta-feira, 6, sobre a redução do preço da energia elétrica, que irá incentivar a competitividade nacional.
“Quando, na trajetória do Brasil, temos notícias tão boas como a que ouvimos ontem da presidenta Dilma, compreendemos que a independência se constrói a cada dia. Precisamos avançar mais na economia, na inclusão, vemos os problemas do Brasil, que ainda são muitos, mas, ao mesmo tempo, divisa no horizonte um sol similar àquele que brilhou em sete de setembro de 1822. Um sol que diz “Independência e vida”, declarou Déda.
A pluralidade cultural brasileira foi retratada através de oito carros alegóricos. Os veículos apresentaram a culinária nacional, o esporte e a música. “Estamos mostrando o Brasil com suas raízes, rico em religião, etnia e cultura. Sentimos que o sergipano gosta disso, faz questão de estar na avenida. Desde às 7h da manhã, as pessoas já procuram lugares ao longo da avenida. Reunimos os estudantes da rede estadual e particular, além da parada militar que abrilhanta o desfile”, disse o secretário de Estado de Educação, Belivaldo Chagas.
Desfile
Os militares foram os primeiros a se apresentar. Entre as organizações militares que passaram pelo desfile estiveram o Comando de Destacamento da Parada de Estado Maior, a Força Expedicionária Brasileira, o Destacamento da Marinha do Brasil, o 28º Batalhão dos Caçadores, a 19ª Circunscrição do Serviço Militar e o Destacamento da Força Aérea Brasileira. Além da Polícia Militar do Estado de Sergipe (PMSE), Corpo de Bombeiros de Sergipe, Guarda Municipal de Aracaju, Colégio Militar de Sergipe, Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Civil de Sergipe, o Destacamento Hipomóvel da Polícia Militar e a Associação Sergipana de Equoterapia. A apresentação reuniu mais de 600 homens.
Um grupo de 200 militares trabalhou na segurança do evento. Para o comandante da Polícia Militar de Sergipe, coronel Iunes, a data reafirma a identidade nacional. “Essa festa é muito importante. Esse é o momento onde demonstramos nosso amor à pátria e externamos nosso empenho em construir um país melhor e mais consciente”, disse.
O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, compartilha da mesma opinião. “Este é um momento importante, onde comemoramos a afirmação nacional. A população de Aracaju adora comemorar esse dia, temos orgulho de sermos brasileiros”.
Encerrando o desfile, apresentaram-se os pelotões dos representantes do Departamento de Educação Física e Diretoria de Educação de Aracaju.
Público
A data que marca a autonomia política do país atraiu mais de dez mil pessoas às calçadas da avenida Barão de Maruim. As brasilienses Benedita, Maria de Fátima e Aparecida incluíram o desfile cívico na programação turística. “Gosto de assistir ao desfile porque é um momento de reafirmação da nossa nacionalidade. Estamos gostando muito do desfile e da cidade. É uma festa alegre”, disse Benedita.
Morando há oito anos em Aracaju, o casal pernambucano Eduardo Luís e Silvânia fotografaram a apresentação das escolas estaduais. “Na minha casa, o desfile é tradição. Celebrar a independência do país é uma questão de educação”, opinou.
Presenças
Diversas autoridades acompanharam o ato cívico, entre elas os secretários de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão, Oliveira Júnior; de Segurança Pública, João Eloy; de Cultura, Eloísa Galdino; de Saúde, Silvio Santos; de Políticas Públicas para Mulheres, Maria Telles; da Fazenda, João Andrade; de Esporte e Lazer, Maurício Pimentel; de Ciência e Tecnologia, Saumíneo Nascimento; de Direitos Humanos, Eduardo Oliva; de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Genival Nunes; de Agricultura, José Sobral; o senador Antônio Carlos Valadares e o bispo auxiliar de Aracaju, Dom Henrique Soares.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Déda acompanha desfile de 7 de setembro e destaca civismo do sergipano – Governador acompanhou o desfile de 7 de setembro / Fotos: Marcelle Cristinne/ASN