Debate sobre cultura digital põe fim à programação acadêmica do III FEST
Ocorreu na tarde de terça-feira, 09 de abril, no Palácio Museu Olímpio Campos, mais uma roda de discussões a respeito dos modos de produção teatral e sobre a pluralidade cultural brasileira. O debate encerrou a programação acadêmica do III Festival Sergipano de Teatro.
O tema ‘Cultura, Digital e Mercado: Novas Práticas’ norteou o segundo dia de debates, que contou com a participação da gestora cultural, pesquisadora em interações midiáticas e atriz do grupo O Coletivo – MG, Priscilla D’ Agostini, e do diretor da Phila 7 e produtor cultural, Rubens Velloso. As discussões exploraram as nuances da nova cultura digital e o fazer artístico.
Para Expedito Araújo, mediador do evento e curador artístico do programa Vivo EnCena, o objetivo é que o ‘Debate Vivo Encena’ funcione como um espaço de acesso e diálogo entre os artistas de diversas cidades e que a partir do encontro estes possam trocar experiências sobre a produção teatral em sua localidade.
E foi isso o que se viu nos dois dias da programação acadêmica do III FEST. Representantes de grupos teatrais sergipanos expondo suas conquistas, os desafios de se fazer teatro e principalmente trocando informações com os palestrantes. Na análise do curador artístico do programa, “nós tivemos pessoas extremamente interessadas e utilizando este espaço para conversar e debater o que está sendo feito no teatro contemporâneo”, afirma Expedito Araújo.
Sobre próximas parcerias na promoção de outros eventos como este, Expedito Araújo acredita que Aracaju se tornará destino de suas iniciativas. “Ainda esse ano, tenho a intenção de incluir Aracaju em roteiros de espetáculos patrocinados pela Vivo, ou em outro festival que passe pela cidade”, conclui.
Sobre o Vivo EnCena
O Programa Cultural Vivo EnCena é uma iniciativa da Vivo que estimula o intercâmbio de projetos com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do país e da sociedade como um todo. Neste âmbito, o teatro é pensado além do espetáculo, sendo estabelecida uma rede de ações com diversidade, empreendedorismo e criatividade, compartilhando histórias inspiradoras, conceitos inovadores e ideias transformadoras no âmbito da cultura.
O Vivo EnCena é realizado há três anos e está presente em 19 Estados, além de realizar ações próprias e a curadoria do Teatro Vivo, situado na capital paulista.
Sobre o III FEST
O III Festival Sergipano de Teatro é uma realização do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura, e Instituto Banese. Apóiam o evento o Banese, Sated/SE, Fundação Aperipê e Shopping Riomar. A Vivo é a operadora oficial do evento.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Debate sobre cultura digital põe fim à programação acadêmica do III FEST – Foto: Fabiana Costa/Secult