Deagro realiza cursos para agricultor familiar
O Departamento de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Deagro) realiza nesta quarta-feira, 27, às 9h, em Nossa Senhora da Glória, uma reunião dos técnicos da instituição e unidades locais do alto sertão. Serão discutidas as metodologias participativas que serão utilizadas nos 26 cursos dirigidos aos agricultores familiares, que serão realizados pelo Deagro com recursos do Pronaf. Os cursos são de agroecologia, meio ambiente, artesanato, pecuária de leite, industrialização caseira e processamento de frutas, entre outros que têm como objetivo facilitar a participação dos agricultores na identificação e solução das necessidades do campo.
A Metodologia Participativa é uma ação educativa que busca a troca de conhecimentos entre os técnicos do Deagro e os agricultores. Essa integração é uma forma de propiciar a participação efetiva dos agricultores nas abordagens dos conteúdos programáticos. A metodologia escolhida é sempre para facilitar a participação dos agricultores na ação.
"Gostamos de dizer que o encontro é na verdade uma troca de experiências e informações entre os técnicos e os agricultores", disse a técnica do Deagro Abeaci dos Santos, ressaltando que a intenção é levar conhecimento, de forma simples, para que os técnicos auxiliem no aprendizado dos agricultores. "Nas dinâmicas, costumamos trabalhar com a dramatização, ou seja, os agricultores enxergam uma situação através de um teatro produzido por eles mesmos", explicou Abeaci.
Os municípios de Nossa Senhora da Glória, Porto da Folha, Canindé do São Francisco, Poço Redondo, Gararu e Nossa Senhora de Lourdes receberão a Metodologia Participativa. A capacitação dos agricultores está prevista para começar em agosto e cada curso terá duração de três dias.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]