[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A partir da próxima segunda-feira, 11, até o dia 15 de junho, acontece na Fazenda Boa Luz, em Laranjeiras, o Seminário Nacional de Certificação Fitossanitária de Produtos Agrícolas. O evento tem como objetivo expor a nova instrução normativa que entrou em vigor em março deste ano. O seminário é voltado aos fiscais federais agropecuários e representantes dos órgãos estaduais de defesa sanitária que atuam nas atividades de certificação fitossanitária.

A convite do Ministério da Agricultura, a gerente de Defesa Vegetal do Departamento de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Deagro), Maria Aparecida Nascimento, falará sobre a implantação das normas do certificado fitossanitário de origem certificada e permissão de trânsito vegetal no Estado. A abertura oficial do evento acontece segunda-feira, 11, às 18h.

O Órgão de Defesa Sanitária Vegetal do Deagro certifica a saída e entrada de carregamentos de frutos e mudas de plantas de qualquer espécie em seus nove postos de barreira Fitossanitárias. Essa é uma medida preventiva contra entrada ou saída de pragas e doenças que venham a causar danos econômicos à agricultura.

Os postos do Deagro ficam nas fronteiras do Estado, em cidades como Cristinápolis, Tobias Barreto, Canindé, e Propriá. Os certificados atestam a ausência de pragas e doenças nos produtos transportados. Em caso de irregularidade na carga, ela pode ser devolvida ao local de origem, apreendida e destruída, ou ser multada, o que é mais comum acontecer.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.