Deagro confirma sucesso de vacinação contra febre aftosa
A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, realizada no segundo semestre de 2007, vai ficar na historia do Departamento Estadual de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Deagro). Isso porque os números alcançados em novembro do ano passado chegaram à marca de 98% do rebanho vacinado, atingindo assim o maior índice de todos os tempos. Em 14 municípios, a vacinação atingiu 100% dos animais.
"Esse é o resultado dos esforços empreendidos pela nossa equipe técnica e pelos criadores, que ouviram os nossos chamados e entenderam a importância da vacinação e os prejuízos econômicos provocados pela doença", enfatizou a Diretora de Defesa Animal e Vegetal do Deagro, Salete Dezen. Segundo ela, esse entendimento se refletiu, inclusive, no cumprimento, pelos criadores, do período de realização da campanha, não precisando acontecer uma prorrogação.
De acordo com Salete, as parcerias com o Ministério da Agricultura e com a Promotoria Pública foram extremamente positivas, alertando aos pecuaristas que existe uma legislação que obriga a vacinação dos animais e que o não cumprimento resulta em punições. "São 12 anos sem febre aftosa em Sergipe e, no Nordeste, apenas Sergipe e Bahia possuem o reconhecimento de área livre de febre aftosa com vacinação", disse ela.
Para este ano, Salete Dezen informou que o Deagro vai investir no trabalho de educação sanitária, realizando ações nas escolas rurais. "Devemos preparar desde agora os nossos futuros criadores".
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]