[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Com uma contagiante mistura de ritmos e de estilos, foi dada a largada da VII Semana Sergipana de Dança, na noite da última sexta-feira, 4, no Teatro Atheneu. O evento que é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e Instituto Banese, com apoio do Sindicato dos Artistas e Profissionais de Entretenimento e Diversão de Sergipe (Sated/SE), atraiu bailarinos, estudantes de dança e entusiastas da área na noite de abertura.

O evento que tem acesso gratuito em todas as apresentações, segue até o dia 10 de outubro e ter por objetivo realizar uma mostra da atual produção de dança de grupos, companhias e artistas independentes do estado de Sergipe, oferecendo alguns dos palcos mais cobiçados do Estado para essas apresentações. O evento visa ainda formar plateia e incentivar a produção da dança no Estado.

Representando a Secretaria de Estado da Cultura, a diretora do Teatro Tobias Barreto, Valéria Abreu, subiu ao palco para falar sobre a satisfação da Secult em realizar este festival. “É com muita alegria que abrimos mais uma edição da Semana Sergipana de Dança, um evento que é marca do governo Marcelo Déda e que graças a deputada Ana Lúcia, virou Lei. Nós que fazemos a Secult ficamos muito felizes em poder proporcionar a bailarinos e ao público, uma semana dedicada a esta arte, valorizando e fomentando a produção de dança em nosso Estado”, disse.

Quem também deu uma breve palavra na solenidade de abertura foi o presidente do Sated/SE, Ivo Adnil. Segundo ele, é muito importante que a Semana Sergipana de Dança aconteça, mesmo sendo realizada fora do período habitual. “Entendemos que problemas existem, e por isso agradecemos o compromisso da Secult em independente da data, honra a realização da Semana da Dança. Isso é responsabilidade com os artistas da dança e independente destes problemas, iremos durante toda essa semana, celebrar a diversidade da dança produzida em Sergipe”, destacou.

Apresentações

A noite da abertura da Semana Sergipana de Dança foi marcada pela mistura de três diferentes ritmos. Logo no início da noite, a bailarina Flávia Kahyma subiu ao palco para uma bela apresentação de dança árabe intitulada ‘Quando você surgiu’. Junto com o violoncelista Thiago Salvino, ela deu ainda mais beleza à apresentação, com solos emocionantes deste instrumento.

O segundo grupo foi o Erê, de Aracaju, que com o espetáculo ‘O outro lado de Egun’, surpreendeu o público com uma coreografia e ritmos marcantes. Finalizando a noite, o grupo convidado João Perene, da Bahia, levou ao palco uma emocionante apresentação de dança contemporânea. Segundo o diretor do grupo, João Perene, foi uma grande alegria ser convidado a participar da Semana Sergipana de Dança.

“Não conhecia a Semana de Dança aqui de Sergipe e fiquei lisonjeado em estar participando. Acredito que toda e qualquer iniciativa voltada para a dança é válida, pois essa é uma área muito fragilizada e com pouco apoio. Muito no Brasil encaram a arte como um todo, como um hobbie, mas é uma profissão e muitas pessoas vivem dela. Por isso, eventos como esse são fundamentais para profissionalizar e incentivar a produção de dança nos Estados”, afirmou.

Programação

A Semana Sergipana de Dança deveria ter sido realizada no primeiro semestre de 2013, como nos anos anteriores, mas devido a problemas orçamentais do Governo do Estado precisou ser adiada para o mês de outubro. O Governo, através da Secretaria da Cultura, realizadora do evento, não deixou de promover o festival, mantendo seu compromisso com agentes e técnicos da área.

A programação, que dura sete dias e acontece nos teatros Atheneu e Tobias Barreto, além do Museu da Gente Sergipana, conta com 19 grupos de diferentes estilos, vindos da capital e do interior do Estado. O evento promete atrair centenas de pessoas diariamente, curiosas para conhecer e prestigiar o que produzido na área da dança em Sergipe.

Duas dessas pessoas que já tiveram a oportunidade de vivenciar isso foram as alunas de balé clássico, Juliana Lisboa e Marília Almeida. Elas fizeram questão de prestigiar a abertura do evento e estão entusiasmadas com toda a programação. “Acho que esta iniciativa é muito boa e estou curiosa pelas apresentações que teremos ao longo da semana”, frisou Juliana.

Confira a programação completa da Semana Sergipana de Dança

5 de outubro
Local: Teatro Tobias Barreto
A partir das 19h
– À Tice (Raquel Leão)
– Particular (Cubos Cia de Dança)
– E fez-se a luz (Companhia de Dança Loucurarte)
7 de outubro
Local: Teatro Atheneu
A partir das 19h
– Poema de Sangue (Leilinha Nascimento)
– Dançando em terras misteriosas (Cia. de Dança Carpe Diem)
– Enigma (Nelson Santos Cia. de Dança)
8 de outubro
Local: Teatro Atheneu
A partir das 19h
– Diversidade (Cia. de Dança Ki-kebrança)
– Memories (Juventu’s Cia. de Dança)
– Devir (Espaço Liso Cia. de Dança)
– Coreografia Essência: Música Clássica Oriental com solo de Derbak (Hayffa)
9 de outubro
Local: Teatro Atheneu
A partir das 19h
– Marionetes (Grupo Irmãos de Rua)
– No Tempo (Entre Nós Cia de Dança)
– Ritual do Fogo (Cia Contempodança)*
*Espetáculo não indicado para menores de 12 anos
10 de outubro
Local: Museu da Gente Sergipana
A partir das 18h
– Coreografia ‘Sentindo’ (Nelson Santos Cia de Dança)
– Yalodê (Michelle Pereira)
– Artur Bispo do Rosário: cores, dança, música e encenação (Quadrilha Junina Cangaceiros da Boa)

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.