[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Teve início na tarde de ontem, 1º, uma nova turma para 10 socioeducandos do Centro de Atendimento ao Menor (Cenam) que irão desenvolver as habilidades no curso de ‘Técnicas básicas de instalações elétricas’, através do Serviço Nacional do Comércio (Senac). Esta é apenas uma entre as 11 modalidades profissionalizantes diferentes, contratadas pela Fundação Renascer para o período de um ano, e que irão beneficiar cerca de 170 adolescentes.

Os cursos são oferecidos através de dois Projetos da Fundação Renascer: o Portas Abertas, que oferta cursos profissionalizantes aos adolescentes das medidas socioeducativas. E o Trilhando Caminhos, voltado para as unidades de acolhimento, ambos na modalidade móvel do Senac, que é quando a instituição de ensino leva o curso para dentro das unidades.

“Desde junho de 2010 a Fundação Renascer contrata junto ao Senac diferentes cursos profissionalizantes para os adolescentes assistidos. Este novo contrato prevê a realização de 17 turmas no período de um ano envolvendo as sete unidades de execução de medidas socioeducativas e protetivas, que atualmente contam com aproximadamente 200 jovens”, informou Josedite Costa, assistente social que coordena os projetos profissionalizantes da Fundação.

Modalidades

Os cursos disponíveis abrangem diferentes áreas, além da elétrica, como técnicas básicas de pintura e texturização de parede, preparo de doces e salgados, depilação, comidas caseiras, técnicas básicas de instalações hidráulicas, entre outros. “Os cursos trazidos para o Cenam e para as outras unidades da Fundação Renascer são exatamente os mesmos que temos na sede do Senac, a única diferença é a mobilidades”, garantiu a analista de formação do Senac, Karina Rodrigues.

Além destes jovens, a Fundação Renascer também disponibiliza um curso específico para os adolescentes que já cumpriram as medidas, através do Programa de Egressos (Progressos). Atualmente existem duas turmas em andamento, com um total de 40 jovens inseridos do curso de ‘Auxiliar Administrativo’ na sede do Senac da avenida Ivo do Prado.

E ainda existe uma parceria com a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), no programa Novos Rumos, com a inserção de adolescentes na unidade socioeducativa de Semiliberdade no curso de Técnicas básicas de instalações hidráulicas, e que está previsto para ser iniciado ainda nesse mês de agosto.

Na abertura do curso estiveram presentes também o instrutor do Senac, Edilson Sales e a coordenadora técnica do Cenam, Agnes Freire.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.