[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Duas artes diferentes, mas que têm em comum a rentabilidade. Trinta mulheres, divididas em duas turmas, concluíram os cursos de `doces e salgados´ e `pintura em tecido´. Os treinamentos foram realizados por meio da Prefeitura Municipal de Aracaju, na Unidade de Qualificação Profissional do bairro Porto D’anta, gerenciada pela Fundação Municipal do Trabalho (Fundat). Através deles, as mulheres estão podendo aumentar a renda familiar. A entrega dos certificados aconteceu no início da tarde de hoje, quarta-feira, com a degustação de várias iguarias confeccionadas pelas treinandas do curso de doces e salgados.

A Unidade do bairro Porto D’anta está sediada na rua Jerson Farias Santos, 345, bairro Porto D’anta. As alunas demonstraram ansiedade para o recebimento dos certificados. Para muitas, além de terem agregado os conhecimentos aos trabalhos que já desenvolvem, o certificado representou a qualificação e mais uma chance para adentrar no mercado de trabalho. O curso de doces e salgados, que teve carga horária de 80 horas, contribuiu para a formação profissional de mulheres que anteriormente desempenhavam a função de dona-de-casa.

A instrutora do curso de doces e salgados, Vânia Maria Lima Mendonça, explicou que o desempenho da turma foi surpreendente. “A necessidade de cada uma contribuiu para o aprendizado. Antes mesmo de terminarmos o curso, algumas já estavam ganhando dinheiro”, contou.

Janefler Toledo Rocha, 29 anos e mãe de dois filhos, afirmou que é o quinto curso que faz por meio da Fundat. “Já estou trabalhando. Tornei-me fornecedora de doces e salgados para uma lanchonete. A minha vida melhorou”, afirmou.

Janice Feitosa Gomes, 48 anos, mãe de sete filhos, contou que agora está contribuindo na renda familiar. “O que meu marido ganha é pouco como carpinteiro. Agora é diferente. Estou comercializando docinhos e salgados em colégios e também no Centro da cidade. É tão bom comprar o que os meus filhos precisam”, comemora.

Maria Hilda Carlos Pereira, 53 anos, até então sustentava os cinco filhos com os serviços que executava na área de costura. “Já fiz os cursos de corte e costura, bonecas e flores pela Fundat. Com o curso de doces e salgados estou ganhando mais. Tudo está melhorando e, com fé em Deus, vou conquistar o meu espaço e reverter em mais benefícios para os meus filhos”, declarou.

Pintura em Tecido

Quanto ao curso de pintura em tecido, de acordo com a instrutora e artesã Izabel Melo de Santana, as alunas aprenderam as técnicas vazada e mão livre. Toalhas, panos de prato, bolsas, roupas e outras peças foram transformadas, com visuais que chamam a atenção. “O curso foi maravilhoso. Repassei os meus conhecimentos como também aprendi com o grupo. A Fundat está de parabéns por oportunizar o treinamento para mulheres que realmente precisam de uma profissão”, disse.

Gabriela Teixeira de Almeida, 19 anos, é estudante e resolveu fazer o curso porque deseja ser artesã. “Estou me preparando. Ninguém sabe do dia de amanhã. Foi um curso em que aprendi muito e já estou aplicando as técnicas”, afirmou.

A estudante Denilde Bispo Dias, 18 anos, já está ganhando dinheiro. “Estou começando aos poucos, mas com certeza, vou deslanchar. Sei que todo começo é difícil, mas nada que eu não supere porque tenho muita força de vontade”.

A diretora técnica da Fundat, Rosana Amaral, compareceu ao encerramento do curso representando o presidente da fundação Carlos Magno Costa Garcia. “O pontapé inicial foi dado. Sigam em frente e não desistam. A Fundat desenvolve vários programas, mas a qualificação profissional nos causa um maior prazer porque a gente sabe a importância da capacitação para a geração de trabalho e renda”.

Atendendo pedido da aluna Maria Eulália Melo de Andrade, treinanda do curso de doces e salgados, quanto o desejo da formação de uma cooperativa de trabalho, a diretora técnica informou que já manteve contato com o representante da Ocese (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Sergipe) para que seja ministrada palestra e, conseqüentemente, todas as dúvidas sejam esclarecidas. “A Fundação está à disposição de vocês e vamos apoiá-las no que for preciso para a formação da cooperativa”.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.